Páginas

SOBRE

terça-feira, 28 de junho de 2022

Produtores participam de orientação de poda de citros e produção de calda bordalesa


O evento contou com apoio da cooperativa de crédito, Sicredi
Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

Empaer
A | A

Com a participação de 16 produtores, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), promoveu no sábado (25.06), o encontro de Demonstração de Métodos de Poda de Citros e produção de pasta e calda bordalesa em Jauru (a 425 km de Cuiabá). O evento contou com apoio da cooperativa de crédito, Sicredi.

Realizada na propriedade do produtor, Sebastião Inácio, localizada na Comunidade Córgão, a iniciativa teve por objetivo orientar os produtores de como melhorar a produtividade e incentivar a diversificação da cadeia produtiva no município.

Para Sebastião, foi a oportunidade de aprender a fazer o correto e esperar que as plantas correspondam a expectativa. “Fiquei muito feliz em poder contribuir com outros produtores da região e aprender a forma correta do procedimento de poda e o uso da calda bordalesa”.

O produtor conta que decidiu investir na aquisição de mudas de laranja e limão que estão na fase de desenvolvimento, e, confessa que recebeu orientação do vendedor, mas precisava de um acompanhamento que adquiriu quando conheceu a equipe técnica da Empaer.  “Foi numa situação casual que resultou no encontro que veio em uma boa hora”.

O técnico da Empaer, engenheiro agrônomo, Thiago Afonso de Azevêdo, responsável pelo evento destaca que a iniciativa vem ao encontro da necessidade dos produtores da região. Ele frisa que os produtores aprenderam que a poda é a retirada de algumas partes da planta. “Esta prática pode ser utilizada para organizar o crescimento vegetativo inicial da copa, regula a frutificação, melhora a qualidade dos frutos, bem como reestruturar e renova a árvore”.

Sobre a pasta e calda bordalesa, Thiago, explica que os fungicidas são os produtos utilizados para controle de doenças causadas por fungos, impedem a entrada desses micro-organismos, no local da poda, por exemplo.

Quem também participou das explanações foi o técnico agropecuário, Árli Leonel do Nascimento.

Foto: Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário