Páginas

SOBRE

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Venham para Trilha Chapadão dos Parecis

Olá pessoal.😃

A nossa próxima aventura já está marcada.🏃🏽‍♂️🏃🏽‍♀️⛰️📸🔝

Dia: 03/09/2022.
As 07:30 h
Local: Chácara Recanto das Flores.🌺🌳🪷☘️💐

Venha aproveitar e conhecer o divisor de águas do Brasil.

Contato: (65)99954-3138

Semana de muito trabalho e aprendizado na Aldeia Estação Rondon Parecis.

Semana de muito trabalho e aprendizado na Aldeia Estação Rondon Parecis.

Curso de qualificação em Turismo Rural do Senar em parceria com as práticas da Empaer.

Em breve estaremos com a trilha e o circuito histórico implantado.

@empaermt
@senarmt
@camargokathiuscia 
@trilha_chapadao_do_parecis
@kellyzoromara

terça-feira, 28 de junho de 2022

Comitê Gestor vai gerir ações que visam a aquisição da merenda escolar para os municípios de MT


O objetivo é garantir a alimentação dos alunos, com o aproveitamento de 30% dos produtos da agricultura familiar.

28/06/2022 às 19h03Atualizada em 28/06/2022 às 20h16
Por: Redação.Fonte: Agência de Noticias da AMM
Compartilhe:
Foto: Divulgação AMM
Foto: Divulgação AMM

Promover a alimentação escolar, oferecer capacitação e fortalecer a agricultura familiar, são as principais metas dos representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural-Empaer, Ministério da Pecuária Agricultura e Abastecimento-Mapa, Companhia Nacional de Abastecimento-Conab e o Instituto Federal de Mato Grosso-IFMT, que se reuniram na última semana na Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM com o presidente, Neurilan Fraga. O objetivo é garantir a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, com o aproveitamento de 30% dos produtos da agricultura familiar. Conforme a legislação, o município que não cumprir a cota terá de devolver os recursos para o FNDE.

Durante a reunião foi criado um Comitê Gestor que vai gerir as ações, que vão contribuir com as prefeituras e aos produtores rurais. Será realizada uma videoconferência no próximo dia 13 de julho, ás 9hs com a participação das entidades e secretarias municipais. A Associação enviará uma nota técnica para os gestores e mobilizará os secretários municipais de Educação e de Agricultura. Serão organizadas também as capacitações para os municípios, além de um levantamento com os produtores rurais de diferentes regiões, para verificar a melhor forma de atender a demanda.

Participaram da reunião, os representantes da SFA/MT-MAPA, Osmano de Freitas (DDA), Renildo Soares de França (DAP) e Luiz Henrique de Carvalho (SAF). Pela CONAB, Marli Aparecida da Cruz e Silva, Thiago de França Brito e Francielle Capilé Guedes. Pela EMPAER, Nivaldo Ponciano Coelho, Fabricio Ramos, Ieda Lopes de Souza Santos, Denise Maria Ávila Gutierres Silva e Renaldo Loffi. Pelo IFMT, Weslley Alves Siqueira e Elenice dos Reis Santos.

O presidente da AMM, informou que será formatado um programa geral com a mesma finalidade para os municípios, visando a aquisição dos produtos para todas as escolas da rede pública. Ele frisou que a proposta será amplamente discutida com os gestores e os secretários municipais. “Vamos tentar fazer com que os municípios que não atingiram a meta de 30%, façam a aquisição dos produtores através dos pequenos e médios produtores rurais. O Comitê estará imbuído para que atinjam a meta até 2024”, disse ele, destacando que são grandes os desafios para garantir a merenda escolar.  

Os membros do Comitê Gestor afirmaram que atualmente, 32 municípios não compram nada deste segmento. Todos os pontos serão avaliados, como a logística para entrega dos produtos para as secretarias municipais, tendo em vista que os produtores ainda tem muitas dificuldades devido as distâncias. Será necessário agregar valor com o percentual de consumo e verificar o desenvolvimento das cadeias produtivas. Outro foco do Comitê é organizar a compra e venda, como também verificar os gargalos que emperram a comercialização dos produtos. 

O município de Sorriso, por exemplo tem uma central que compra e que distribui os produtos da merenda, atendendo todas as escolas.  A Superintendente Regional da Conab, Francielle Capilé Guedes, ressaltou que é preciso identificar os problemas, e verificar a realidade de cada município, pois muitos não dispõem de uma estrutura. O município terá de devolver os recursos para o Governo Federal, caso não atinja a meta de aquisição de 30% dos produtos da agricultura familiar.

Renaldo Loffi, diretor da Empaer, destacou que está buscando a forma de melhorar a atuação dos produtores, para que os produtos cheguem até as escolas. Segundo ele, são 150 mil assentados, sendo pequenos e médios produtores. “A empresa sempre trabalhou nos municípios, orientando os produtores. Este é um papel importante para melhor atender o segmento. Vamos fazer um levantamento da situação atual. A pesquisa será ideal para obter um diagnóstico. Ajudaremos a organizar os produtores rurais”, assegurou. 

Produtores participam de orientação de poda de citros e produção de calda bordalesa


O evento contou com apoio da cooperativa de crédito, Sicredi
Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

Empaer
A | A

Com a participação de 16 produtores, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), promoveu no sábado (25.06), o encontro de Demonstração de Métodos de Poda de Citros e produção de pasta e calda bordalesa em Jauru (a 425 km de Cuiabá). O evento contou com apoio da cooperativa de crédito, Sicredi.

Realizada na propriedade do produtor, Sebastião Inácio, localizada na Comunidade Córgão, a iniciativa teve por objetivo orientar os produtores de como melhorar a produtividade e incentivar a diversificação da cadeia produtiva no município.

Para Sebastião, foi a oportunidade de aprender a fazer o correto e esperar que as plantas correspondam a expectativa. “Fiquei muito feliz em poder contribuir com outros produtores da região e aprender a forma correta do procedimento de poda e o uso da calda bordalesa”.

O produtor conta que decidiu investir na aquisição de mudas de laranja e limão que estão na fase de desenvolvimento, e, confessa que recebeu orientação do vendedor, mas precisava de um acompanhamento que adquiriu quando conheceu a equipe técnica da Empaer.  “Foi numa situação casual que resultou no encontro que veio em uma boa hora”.

O técnico da Empaer, engenheiro agrônomo, Thiago Afonso de Azevêdo, responsável pelo evento destaca que a iniciativa vem ao encontro da necessidade dos produtores da região. Ele frisa que os produtores aprenderam que a poda é a retirada de algumas partes da planta. “Esta prática pode ser utilizada para organizar o crescimento vegetativo inicial da copa, regula a frutificação, melhora a qualidade dos frutos, bem como reestruturar e renova a árvore”.

Sobre a pasta e calda bordalesa, Thiago, explica que os fungicidas são os produtos utilizados para controle de doenças causadas por fungos, impedem a entrada desses micro-organismos, no local da poda, por exemplo.

Quem também participou das explanações foi o técnico agropecuário, Árli Leonel do Nascimento.

Foto: Empaer

REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO - MATO GROSSO - BRASIL


O Programa de Regionalização do Turismo foi criado com a finalidade de incentivar os municípios a um trabalho conjunto, de modo a estimular que cada peculiaridade local possa ser valorizada e integrada numa visão mais abrangente, levando-se em conta a dimensão regional. Como instrumento norteador do Programa, tem-se o Mapa do Turismo Brasileiro, importante ferramenta que orienta o Ministério do Turismo, bem como as Unidades da Federação, no desenvolvimento de políticas públicas, sendo sua atualização bienal. Em Mato Grosso, o Mapa do Turismo 2019/2021 possui 85 municípios, distribuídos em 14 regiões turísticas.

 

Maiores informações:
 
 

Interlocução Estadual do Programa de Regionalização do Turismo

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

Secretaria Adjunta de Turismo

Rua Voluntários da Pátria, 118 – Centro Norte – Cuiabá/MT – CEP 78.005-180

(65) 3613-9325 / (65) 3613-9300

regionalizacaoturismo@sedec.mt.gov.br


Veja as 15 regiões turísticas de MT incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro 2022

Mato Grosso teve mais quinze regiões turísticas acrescentadas, nesta segunda-feira (28), no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo.

O objetivo é promover a valorização da economia local através da movimentação dos turistas por estes lugares do estado.
Neste ano, são 80 municípios que foram integrados ao Mapa. Além disso, a participação das regiões neste projeto viabiliza a destinação de recursos financeiros do Ministério para cada localidade.
Mato Grosso desponta como o primeiro estado do Centro-Oeste com maior número de regiões cadastradas no Ministério, segundo a secretaria adjunta de turismo. Em seguida, vem Goiás, com 10 regiões; Mato Grosso do Sul, com 8, e o Distrito Federal, com 1.
Veja as 15 regiões turísticas
Região Pantanal Mato-grossense
 
Região das Nascentes
 
 
Região Domo de Araguainha
 
 
Região Amazônia Mato-Grossense
 
 
Região Metropolitana
 
 
Região Circuito das Águas
 
 
Região Portal da Amazônia
 
 
Região Portal do Agronegócio
 
 
Região Rota dos Ipês e das Águas
 
 
Região Vale do Cabaçal
 
 
Vale do Guaporé
 
 
Região Vale do Juruena
 
 
Região Vale do São Lourenço
 
 
Região Norte Araguaia
 
 
Região Turística Roncador Xingu
 
 
Como funciona
Para fazer o cadastro da região é necessário cumprir alguns requisitos, como ter um órgão responsável pelo setor de turismo na localidade; definir um orçamento de investimentos e ter um conselho municipal de turismo ativo.
Os cadastros são feitos no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa). Neste ano, o sistema permanece aberto em tempo real para a realização de atualizações.