terça-feira, 25 de setembro de 2012

ROTEIRO TUIRÍSTICO DO AGRONEGÓCIO - MATO GROSSO



Quem chega ao Vale do São Lourenço se depara com um novo segmento do turismo: o tecnológico. Lá o agronegócio e a agroindústria crescem vertiginosamente tanto no mercado nacional quanto no internacional. As principais cidades da região, Campo Verde e Dom Aquino, representam melhor esse segmento, com a tecnologia associada à agricultura e à indústria de água mineral.
Dom Aquino
Em Dom Aquino, 162 km de Cuiabá, o turista visita o Parque Industrial da Água Mineral Puríssima. O local é a maior fonte de água mineral do planeta. Lá é possível entender todo o processo de produção dos recipientes, o envasamento, a limpeza e o reaproveitamento das embalagens retornáveis. Pode-se visitar também a área de preservação mantida pela empresa no entorno do parque industrial e a fonte natural da água envasada.
Campo Verde
Turismo

Turismo Rural Tecnológico

Campo Verde foi o primeiro destino brasileiro preparado para o turismo rural tecnológico. Ali onde  pulsa o agronegócio em harmonia com o ecoturismo.
A pouco mais de 30 km de Campo Verde, a atração é a Fazenda Marabá. Ali, o cenário é a lavoura e o turista visita a usina de algodão e conhece seu processo de industrialização. A piscicultura também é outro atrativo da região e vale a pena conhecer as propriedades industriais. Fique por dentro de todas estas tecnologias e entenda o porquê do Brasil ser um dos países expoentes nesse setor. 

É um novo segmento que ajuda o mercado de vendas de produtos turísticos. Os interessados em conciliar viagens com conhecimentos agregados à indústria de água mineral, agricultura, confinamento de gado e piscicultura, Campo Verde é o lugar certo.

O turismo rural tecnológico tem atraído turistas, principalmente estrangeiros, todavia atinge estudantes, graduados em áreas afins, empresários e investidores.

Turismo Rural na Agricultura Familiar
No Assentamento 14 de Agosto é desenvolvido o Projeto Trilha do Alimento – Turismo Rural na Agricultura Familiar onde os assentados respiram entusiasmo por desenvolvimento e progresso e desde junho de 2005 se engajaram no planejamento de exploração turística do local. Além das atividades já desenvolvidas oferecendo, Caminhadas na Natureza, campos de voley e futebol, piscina com água mineral, cavalos para passeios monitorados, brete e arena para rodeio, trekking pela mata e cerrado, descida de bóia pelo Rio Piraputanga, cozinha e refeitório para visitantes e sede com acervo fotográfico, pretendem desenvolver pesque e pague no tanque existente para atender melhor aos turistas.

O Assentamento conta com posto de saúde e um centro comunitário para apoio ao recebimento dos turistas e dispõe de curral para retirada de leite momento que compartilha com os visitantes.

A produção de derivados da cana, da mandioca, leite, artesanato em fibras de banana, plantio de mamão, mandioca, cana, hortaliças, criação de abelhas, a=carneiros, cavalos, etc, segue seu curso normal expondo aos turistas o dia a dia do trabalho.


Ecoturismo
Campo Verde está localizada à 130 km de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso sobre o Cerrado Matogrossensse. Possui um clima agradavelmente pitoresco e arquitetura moderna. Uma cidade progressista que tem em seus arredores áreas com uma beleza incrível de ecoturismo. Campo Verde é uma ótima opção de lazer e turismos para aqueles que apreciam a natureza.


Expoverde
A vitrine do município, a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Verde é promovida pela Prefeitura Municipal e Sindicato Rural, fundada em 2001 pelo então prefeito da cidade Onescimo Prati e pelo entao presidente do sindicato rural Fernando Lehnen juntamente com o secretario de administração da prefeitura municipal Said Saleh. A Expoverde se transformou em uma vitrine onde todas as riquezas e potencialidades do município são expostas. A feira, realizada no final do mês de julho e início de agosto, reúne rodeio que oferece uma das maiores premiações do país. Na Expoverde há exposição de grandes e pequenos animais, mostras de máquinas agrícolas, festas gastronômicas, leilões e shows artísticos de renome.

A Expoverde atrai todos os anos cerca de 30 mil visitantes e movimenta aproximadamente 10 milhões de reais. Apesar de pouco tempo de realização, a Expoverde já é considerada uma das seis maiores de Mato Grosso.
Na Comunidade Tradicional capim Branco, remanescentes da época em que Rondon Construiu e administrou casa de Correios e Telégrafos  ( o Prédio Museu  foi reconstruído e Restaurado), no acesso para o Assentamento 14 de Agosto, está localizada a comunidade com  casas históricas e o Museu Rondon aberto a visitação, uma vez ao ano é realizada nesta comunidade a Caminhada na Natureza.

A Caverna Aroe Jare, também conhecida como Caverna do Francês, é um antigo cemitério indígena, hoje com plano de manejo e aberta a visitação turística, na mesma localização está a Lagoa Azul

 

O Turismo pode ser realizado  durante todo o ano, em qualquer dia.  

O ROTEIRO PASSO A PASSO
Deslocar até o  a sede do município de Campo verde, sendo recepcionado pelos agentes, e partir para   fazer a visitação nas  fazendas/empreendimentos de  Turismo Rural  Tecnológico.
O Dia todo(de manhã e a tarde) visitar o processo de desenvolvimento do  agronegócio e a agroindústria , a exemplo da Fazenda Marabá onde  o cenário é a lavoura  de alta tecnologia,  o turista  também visita a usina de algodão e conhece seu processo de industrialização. A piscicultura também é outro atrativo da região que  vale a pena conhecer. Todo processo e  tecnologia está  associada à agricultura e à indústria, a hospedagem e alimentações  podem ser opcionais  em  pousadas no meio rural ou na cidade.
Pela Manhã conhecer  a Comunidade Tradicional capim Branco, onde vivem os remanescentes da época de  Rondon visitar   ( o Prédio Museu  foi reconstruído e Restaurado),  esta comunidade fica no acesso para o Assentamento 14 de Agosto, pode se também realizar a Caminhada na Natureza na Trilha capim Branco.

ainda pela manhã visitar o Assentamento  14 de Agosto /Projeto Trilha do Alimento – Turismo Rural na Agricultura Familiar onde os assentados fazem a exploração turística do local. Além das atividades já desenvolvidas oferecem, Caminhadas na Natureza, campos de voley e futebol, piscina com água mineral, cavalos para passeios monitorados, brete e arena para rodeio, trekking pela mata e cerrado, descida de bóia pelo Rio Piraputanga, cozinha e refeitório para visitantes e sede com acervo fotográfico, pesque e pague .
Almoçar no Assentamento
No horário da tarde, deslocar – se para o município de  Dom Aquino, visita o Parque Industrial da Água Mineral Puríssima,  a maior fonte de água mineral do planeta, entender todo o processo de produção dos recipientes, o envasamento, a limpeza e o reaproveitamento das embalagens retornáveis. Pode-se visitar também a área de preservação mantida pela empresa no entorno do parque industrial e a fonte natural da água envasada, no final da tarde retornar para Campo Verde (Pousada)

Deslocar para o local onde fica a  Caverna Aroe Jare, também conhecida como Caverna do Francês, onde está localização a Lagoa Azul, chegar bem pela manhã, fazer a trilha até a Caverna e lagoa Azul, almoçar no local e a tarde retornar para Cuiabá.

Obs: Pela proximidade  a sede do município pode ser conhecida optando ou não pela hospedagem no mesmo.


O Que comprar  artesanato.   
Fibras de fios de algodão colorido, Fibras de Banana, Bambú, Madeiras, Argilas, produção agroindustrial. Doces em compotas, Licores, cachaça, açúcar mascavo,farinha de mandioca,  rapaduras, Queijos,  culinária local. – galinha com arroz, peixes: pacú assado, piraputanga assada, mugica de pintado, ventrecha de pacú, farofa de banana, maria isabel,  manifestações culturais. Siriri e Cururu, em campo Verde apresentações oriundas da região sul como danças Gaúchas.





FOTOS: SEDTUR - MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário