segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ROTEIRO MORRO DO SÃO JERÔNIMO - CHAPADA DOS GUIMARÃES - MATO GROSSO





O 'Morro de São Jerônimo' aberto para visitação sendo possível apenas com guia de turismo credenciado e mediante agendamento prévio, de quinta a segunda-feira. Procure uma agência credenciada e agende seu passeio.
O Morro de São Jerônimo fica localizado na borda sul do parque nacional de Chapada dos Guimarães, com ampla vista de 360º, para toda a planície pantaneira, Morro do Quebra Gamela e paredões da Chapada. É um dos pontos mais altos da região, com mais de 800 metros acima do nível do mar. Além disso, é um 'morro testemunho', como chamam os geólogos: uma formação que resistiu às intempéries do tempo e forma um maciço gigantesco, como se fosse uma ilha.
Caminhar até o alto do Morro de São Jerônimo é um dos mais belos passeios no parque nacional, passando por formações rochosas sugestivas daformação Furnas, como o jacaré de pedra, além de possibilitar a visualização da vegetação típica do cerrado durante o trajeto. São cerca de 13 km entre ida e volta, com uma mini escalada para subir o Morro de São Jerônimo. Lá do alto a vista compensa todo o esforço e brinda o visitante com um cenário inesquecível.
O nome Morro de São Jerônimo tem origem nos bandeirantes paulistas que acamparam naquela região nos idos de 1718. Segundo a história, as bandeiras chefiadas por Antonio Pires de Campos e a bandeira chefiada por Bartolomeu Bueno se encontraram na região. Eles se esconderam juntos no sopé do morro em busca de abrigo. Dizem que clamavam pelo santo católico protetor dos raios e trovões.
O nome indígena tem origem bororo e é Bokodorirí. O significado tem a ver com o Tatu Canastra. Olhando bem de longe, da planície, e dependendo do ponto de onde esteja observando, é possível ver perfeitamente o tatu no alto dos paredões. Para os nativos da planície o nome é apenas 'a pedra'.
No alto do Morro de São Jerônimo é possível encontrar pequenas hematitas, rochas bastante ricas de minério de ferro. Com o tempo estas pedras adquirem um brilho reluzente como se fossem polidas. Em muitas destas pedras estão gravadas a impressão de uma concha marinha. São fósseis de um tempo remoto e fazem parte da camada rochosa superior chamada Ponta Grossa.
Para quem gosta de caminhadas na natureza, o trajeto ao Morro de São Jerônimo é um dos mais impressionantes. Agende seu passeio e venha conhecer a Chapada dos Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário