segunda-feira, 11 de março de 2013

TURISMO DE AVENTURA EM MATO GROSSO É PURA ADRENALINA



Esportes de aventura 
Rafting 

Praticar o Rafting é o mesmo que desbravar belas corredeiras descendo a bordo de um bote. Um esporte que mistura adrenalina com segurança e que pode ser praticado por qualquer pessoa. Existem vários graus de dificuldade, para todos os gostos, por isso qualquer um pode se arriscar de acordo com sua vontade. 


Como iniciar neste esporte 

Primeiramente, deve-se ficar atento na escolha da empresa que oferece este serviço. Ela deve estar filiada a CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem - que trabalha dentro das normas estabelecidas. Verificando se possui guias, profissionais licenciados pela Confederação e se oferece à segurança básica para a prática deste esporte. Para praticar rafting não precisa ter experiência, basta ter espírito de equipe, gostar de emoções fortes e de água. As descidas devem ser guiadas por experientes instrutores (guias) e são praticadas em botes importados que levam entre cinco a dez pessoas. Antes de cada descida é feito um treinamento técnico e prático de 20 minutos. Os rios são avaliados em seis níveis de dificuldades. O rafting comercial praticado normalmente nas classes II, III, IV. Na classe II existem corredeiras leves para iniciantes. A classe III necessita alguma habilidade com corredeiras mais fortes e a classe IV devem ser feita com pessoas experientes. 

Deve-se ter a consciência de que pode-se cair na água ou o bote virar. Por isso é aconselhável saber nadar e ter no mínimo 12 anos. Todas as descidas devem ser acompanhadas por um instrutor e/ou um segurança pela margem. 






Equipamentos 

Todo participante deve receber; remo, colete salva-vidas e capacete. A recomendação para quem for fazer rafting que leve shorts e camiseta sobre uma roupa de banho. 

O calçado mais recomendável é um tênis que possa ficar molhado ou sandália fechada. Recomenda-se, também, levar protetor solar. O tempo chuvoso não atrapalha de forma alguma as descidas de rafting. No caso de tempo frio, usa-se roupas de neoprene. 

Onde praticar 


Em Jaciara, à 130 km de Cuiabá, o praticante pode desfrutar de muitas cachoeiras, entre elas, a famosa Cachoeira da Fumaça. Em Primavera do Leste 230 km de Cuiabá. no Rio das Mortes Em Rondonópolis, à 220 Km de Cuiabá, mais precisamente numa região chamada Ferraz Egreja, encontram-se canyons maravilhosos com veias de águas que desembocam no Rio Vermelho. Em Sapesal no Rio Papaguaio, A beleza cênica destas regiões convida os amantes deste esporte a um desafio de coragem e persistência em espetaculares corredeiras. 


Rapel 

É uma técnica aplicada em descida vertical com corda. Praticada por grupos de Operações de Forças Especiais do mundo inteiro incluindo a escalada em rocha e geleira. As técnicas são aplicadas em várias situações como: o retorno de uma escalada, cachoeiras, prédios, paredões, abismos, penhascos, pontes e outros tipos de descidas. A descida vertical em corda consiste em uma série de procedimentos, dentre os quais está preparado psicologicamente e fisicamente é fundamental, pois, o rapel visa uma perda de energia potencial gravitacional de maneira controlada, na passagem de um corpo na vertical (entre dois níveis de altura), em outras palavras, podemos dizer que seria uma descida vertical em corda, onde a não gravidade é superada e controlada pela técnica e pelo prazer. 






Obs: Não aventure-se sem segurança! 

Equipamentos do Rapel 

Os equipamentos do rapel tem que ter qualidade e apresentarem um bom estado de conservação. A qualidade é fundamental, você dependente do equipamento, portanto preste muita atenção, certifique-se antes da prática do esporte o seu estado de conservação. As cordas são geralmente fabricadas de Poliamida, uma fibra sintética resistente ao atrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário