sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cuiabá 294 - localização ajuda a fomentar o turismo no Estado de Mato Grosso






MARICELLE LIMA VIEIRA
Cuiabá/MT


A Capital de Mato Grosso hoje em bodas se destaca no turismo cultural e de negócio e porta de entrada do turismo rural, ecoturismo, aventura, tecnológico e pesca. Tudo graças a sua localização onde o turista tem como diferencial agregar o conjunto de oportunidades e as belezas naturais que o Estado possui em um roteiro de quatro dias, por exemplo. Agora com o mundial de 2014 as expectativas são ainda maiores para o segmento do turismo e cuiabanos. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, destaca que o roteiro turístico de Cuiabá esta associado ao desenvolvimento econômico do município e dentre as opções aliadas à cultura, ela destaca alguns lugares que tem como característica representar a Capital no seu melhor aspecto: o bem receber. 

O primeiro é o Arsenal de Guerra criado com objetivo bélico, construído em 1819. Em 1993 a sua restauração foi feita pelo Serviço Social do Comércio – SESC transformando-o em centro cultural e referência da cuiabania e de turistas que se encantam com o espaço. 

A secretária frisa ainda a comunidade São Gonçalo Beira Rio um dos bairros mais antigos de Cuiabá, se caracteriza por ser uma comunidade de pescadores e artesões localizada às margens do Rio Cuiabá. “São inúmeros restaurantes de onde se vê ao longo da rua que margeia o rio, inúmeros pontos de venda de artesanato em barro. Destaque também para as manifestações culturais como o Cururu e o Siriri na localidade”, disse ela. 

Outro bom lugar para se visitar é a Casa do Artesão onde se encontra todo artesanato de Mato Grosso, como redes tecidas à mão com desenhos multicoloridos, bonitas e variadas peças de decoração e utilitários em cerâmica, modeladas de forma primitiva. Há também trabalhos em madeira, couro e palha e os artesanatos indígena de diversas tribos do Estado. 

A secretária Teté comenta ainda outro grande atrativo do turismo em Cuiabá é o de negócio sejam eventos ou congressos responsáveis pelo grande movimento do segmento na Capital. “Existem casos em que o turismo de negócios chega a provocar uma ocupação de 90% nos hotéis da capital mato-grossense. Dentro desta realidade, o melhor período para o setor é o segundo semestre do ano, quando os eventos provocam as altas na procura pelos hotéis da cidade”, destaca ela. 

Pra concluir o roteiro de viagem sendo o primeiro dia em Cuiabá e fechar com chave de ouro, completa a secretária, é a noite cuiabana - destaque para a Praça Popular onde reina absoluta e considerada um dos mais badalados pontos de concentração de restaurante e barzinhos de Cuiabá. “Agora restam mais três dias que o turista tem como opção as nossas belezas naturais em vários municípios no entorno de Cuiabá. O povo cuiabano tem como qualidade ser acolhedor e receptivo. Desejo que Cuiabá continue sendo essa terra de muitas oportunidades e esse povo tão atencioso”, finaliza a secretária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário