quinta-feira, 28 de maio de 2020

LIVRO DE TURISMO NO MEIO RURAL DE MATO GROSSO



                                          CAPA DO LIVRO




VOCÊ DESEJA ADIQUIRIR UM LIVRO VEJA OS CONTATOS ABAIXO

Locais para  compra livraria janina de próximo a Cuiabá - MT
  1. Livraria Janina

    www.janina.com.br
    Rua Antônio João, 270
    Cuiabá
    (0xx)65 3685-8536
    Avenida Brasília, 146 - Jd das Américas
    Cuiabá MT
  1. Locais para compra  livraria adeptus próximo a Cuiabá - MT

  2. Avenida Brasília, 146 - Jardim das Américas
    Cuiabá
    (0xx)65 3618-3000
    Rua Gal Neves, 177 - Dq de Caxias

  3. Local para Compra






  • ... aos visitantes o melhor do artesanato mato-grossense na Casa do Artesão... Rua 13 de junho, 315 - Porto - 78.020-300 - Cuiabá-MT - (65) 3611-0500.



  • --------------------------------------------------------------------------------------------------
    Geraldo Donizeti Lúcio

    Rua Salvador, nº 33

    Bairro Cidade Verde

    Cuiabá – MT

    Cep 78 028 580

    Tele fax (65) 8477 2688

    (65) 9912 6421

    E’mail 
    geraldomatogrosso@hotmail.com


    geraldotrafmt@bol.com.br

    Do  Autor e Editor :    Geraldo Donizeti Lúcio

    Brasileiro, nascido aos 27 de janeiro de 1960, natural de Santa Rosa de Viterbo – SP. Casado com Naja Varley Carvalho Lúcio e pai de Geisa Alessandra de Carvalho Lúcio, (1987), Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, (1988), e Tales Ramiro de Carvalho Lúcio, (1991) reside em Cuiabá - MT.

    Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Turismo Rural, graduado em Ciências Econômicas pela UNIC – Universidade de Cuiabá,

    Pastor Evangélico da igreja do Ministério Voz da Verdade – CN.

    Atualmente atua como Coordenador de Turismo Rural na Secretaria de Turismo do Estado de Mato Grosso, cedido por convênio com a EMPAER – MT (Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso).

    O autor deseja que este livro seja um instrumento para o crescimento na área do conhecimento.



    APRESENTAÇÃOEste livro tem como objetivo efetuar uma pesquisa e estudo detalhado no contexto do espaço rural e natural do Estado de Mato Grosso, visando demonstrar como a modalidade de atividades turística vem sendo desenvolvida, bem como apresentar os entraves e as limitações dos atores envolvidos neste setor, sobretudo refletir sobre o papel e a atuação do Estado. O trabalho contém a descrição do Estado de Mato grosso no contexto nacional, as potencialidades os atrativos naturais aliados ao processo de produção agropecuária e a figura da família mato-grossense.


    O Estado de Mato Grosso é apresentado com os seus ecossistemas Pantanal, Cerrado e Amazônia, onde estão localizadas propriedades rurais de mini, pequeno, médio e grande portes, com áreas de preservação e áreas produtivas ocupadas com a agropecuária, rico em biodiversidade, recursos hídricos e com um cenário que faz com este Estado figure entre os mais belos do planeta e propício para se praticar Turismo no Meio Rural.


    Relata o Turismo no Meio Rural no contexto, Sócio – Econômico – Ambiental, tripé da Sustentabilidade.


    Como esta atividade iniciou no Brasil e a proposta para o seu desenvolvimento de forma sustentável no Estado.


    Este documento foi realizado utilizando – se de metodologias tais como: visitas a várias regiões do Estado de Mato Grosso e órgãos públicos para coleta de dados, participação de reuniões técnicas com abordagens dentro do assunto pesquisado, obtenção da caracterização das micro regiões do Estado e suas potencialidades geomorfológicas e de produção, por meio de pesquisa em bibliografias específicas.


    A proposta não é de apresentar um documento acabado devendo este ser dinâmico dentro de uma proposta de se contribuir para o desenvolvimento e melhorias neste segmento da economia que é o Turismo no Meio Rural




    DEDICATÓRIA


    Este livro eu dedico primeiramente a Deus por ter me concedido vida, saúde, ânimo e sobretudo, inteligência, para colocar no papel todas as palavras que me vieram á memória, aos meus saudosos pais In’memória – Ercílio Lúcio e Maria da Silva Lúcio por terem me criado com muito amor e carinho, a minha família, esposa Naja Varley Carvalho Lúcio, aos meus filhos Geisa Alessandra de Carvalho Lúcio, Géssica Adriana de Carvalho Lúcio e Tales Ramiro de Carvalho Lúcio, que sempre me apoiaram, nos momentos mais difíceis, sempre me deram a maior força para não desistir enfim para que eu pudesse concluir este tão almejado documento literário que com certeza ficará para posteridade.


    Dedico ao meu irmão na fé e grande amigo, Osmário Forte Daltro que eu conheci no ano de 1978, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro – SP, onde estudamos junto no Colégio Agrícola (Manoel dos Reis Araújo), e que foi a motivação para que eu viesse para Mato Grosso e aqui me estabelecesse e constituísse a família e os muitos amigos que tenho – obrigado Daltro, agradeço a Deus pela sua vida e nossa amizade.


    Ao “Ex Secretário de Estado de Desenvolvimento de Turismo – Economista Ezequiel José Roberto – In” Memória, saudoso amigo, que me oportunizou estar na SEDTUR - MT.




    AGRADECIMENTOS


    Agradeço primeiramente a Deus autor e consumador da fé, confiança, esperança e perseverança, dono da vida e responsável número um pela minha existência.


    A todos os colegas da EMPAER - MT que fizeram de mim um Estensionista Rural e Agente Técnico Rural com conhecimento da realidade agropecuária do estado de Mato Grosso.


    Aos colegas da REDE TRAF – em todo Brasil que através da REDE virtual e pessoalmente contribuíram para o meu conhecimento em Turismo Rural na Agricultura Familiar.


    Aos meus colegas de trabalho da SEDTUR, que me ensinaram tudo o que sei sobre o mundo do turismo.


    Aos meus contribuidores e orientadores, Economista Anaor Donizete Carneiro da Silva e Economista Oscemário Forte Daltro.


    A todas as lideranças e irmãos do Ministério Voz da Verdade- CN o qual sou pastor, pela força e orações


    A todos os mato-grossenses de cada, órgão e entidade pública, organizações não governamentais, entidades de ensino de áreas afins, propriedades rurais, comunidades e municípios que sempre me receberam com muito carinho, como técnico e como amigo.

     
    REFLEXÕES


    “Sábio é o povo que preserva os seus valores, suas tradições sem fechar – se para as influências externas, sabendo aproveitar a diversidade de outras culturas. O povo de Mato Grosso venera sua terra natal, exalta suas belezas, cultiva seu solo, constrói a modernidade e recebe de braços abertos os que vêm de fora, com prazer e alegria, demonstrando sua hospitalidade e simpatia “


    (Folder do SEBRAE, Rotas de Mato Grosso 2003)


    Onde está o céu azul,


    Já se acinzentou,


    Onde estão as matas,


    O homem já ás derrubou


    Onde estão os rios,


    Que não existem mais,


    E qual o destino,


    Dos pobres animais.


    A natureza revela a face de Deus e os firmamentos anunciam as obras de Suas mãos.


    (Música – Luiz Cláudio Parra – CD Fogo do Céu – Banda Vida e Voz – MVVCN - 2002)


    Os céus manifestam a gloria de Deus e os firmamentos anunciam as obras de Suas mãos.


    (Salmos 19:1)




    APRESENTAÇÃO

    * Osmário Forte Daltro

    Em tempos de globalização, de mudanças de valores, de assimilação de novas culturas, surge no contexto sócio-econômico-social, uma nova tendência. Em razão do seu caráter dinâmico, somado à necessidade de promoção do desenvolvimento, aparecem novos segmentos turísticos, dentre os quais vem despontando, de forma promissora e com incontestável potencial em nosso país, o Turismo Rural.

    Este livro, resultado de vários anos de pesquisa, remete o leitor ao potencial do estado de Mato Grosso ao turismo rural, apresenta seu cenário ambiental fantástico de três ecossistemas, três bacias hidrográficas e vastas áreas naturais preservadas. Informa dados sobre a colonização do estado, o processo de implantação da agropecuária e da industrialização. Nesse contexto histórico –geográfico, o autor aponta a capacidade de Mato Grosso em oferecer, ao país e ao mundo, um cenário perfeito para ser inserido na rota do turismo rural e ecológico.

    O livro de Geraldo Donizeti Lúcio contribui não só como instrumento de estudo, mas também como proposta viável para ser implantada como alternativa de desenvolvimento sustentável. É um trabalho que, além de apresentar os potenciais econômicos, resgata a história da colonização agrária do Brasil, a história de nossos avós, bisavós, de nossa gente. É o acordar cedo com o galo cantando, tomar leite fresco de vaca ou cabra e se deliciar com os quitutes preparados em um fogão à lenha. Com essa doce rotina começa o dia em uma fazenda, mais precisamente um hotel fazenda onde não é preciso se preocupar com nada além de contemplar a natureza e escolher as atividades que mais agradem. Andar a cavalo, pescar ou acompanhar etapas da produção agrícola e pecuária. Há ainda a chance de experimentar sem correria a culinária caprichada e original do campo e até mesmo um furrundu ou doce de leite direto do tacho.

    A importância dessa obra é mostrar que se por um lado o turista ganha em diversidade de entretenimento, os municípios, proprietários rurais e até comerciantes das pequenas cidades recebem influências positivas da exploração mais intensa desse nicho. A atividade agrícola, sempre repleta de riscos, inadimplente e atrelada às políticas oficiais passa a conviver com uma outra atividade mais segura e previsível, em que a profissionalização é a chave para vender e agradar com um tipo de produto que não depende da colaboração do tempo.

    O escritor mostra que o turismo rural é isso e muito mais, um nicho do setor turístico que tem tudo a ver com o Brasil, mas que só agora vem ganhando impulsos significativos, favorecidos pela liberação de linhas de crédito oficiais específicas. No espaço deixado pelos destinos turísticos tradicionais, que em feriados e altas temporadas têm esgotada com muitos dias de antecedência a capacidade de hospedagem, esses empreendimentos emergem com força.

    Ele também aponta que no Brasil e em Mato Grosso, no entanto, há ainda um vasto campo a ser explorado, a julgar pela realidade do turismo rural em países europeus que estão entre as maiores referências de destinos turísticos do planeta. Na Espanha, França e Itália, por exemplo, esse segmento já é considerado um dos dois mais importantes, só perdendo, geralmente para o turismo histórico.

    O livro emerge em um período que turismo rural no Brasil se desenvolve num momento de intensa discussão de exploração sustentável do meio ambiente e já tem presença garantida na pauta de discussões dos conselhos municipais de turismo e meio ambiente constituídos em diversos municípios, notadamente os que experimentam a administração participativa.

    Com certeza, o “Turismo no Meio Rural como Alternativa Econômica para o Estado de Mato Grosso” é uma ferramenta de pesquisa, de estudo e discussão para um movimento que se expande. É uma contribuição que resgata sonhos e expectativas para o crescimento e fortalecimento do interior mato-grossense.

    Osmário Forte Daltro
    Professor Especialista em Estratégias Políticas e História




    Conteúdo do livro
    O Livro Turismo no Meio Rural em Mato Grosso é apresentado em 08 (oito) capítulos sendo:

    I - Evolução Institucional e Econômica do Turismo no Estado de Mato Grosso, onde está descrito todo processo da institucionalização do turismo no Estado de Mato Grosso.

    II - Conceito, neste capítulo é apresentado a definição do que é turismo e toda a sua segmentação.

    III - Descrição do Estado de Mato Grosso como Potencialidade para o Turismo no Meio Rural por Região, neste capítulo é apresentado o perfil do Estado de Mato Grosso como potencial para o desenvolvimento do Turismo no Meio Rural.

    IV - O Cenário do Agronegócio no Estado de Mato Grosso como Fator Favorável ao Desenvolvimento do Turismo no Meio Rural, este capítulo visa apresentar a pujança do agronegócio no Estado como fator favorável ao Turismo no Meio Rural.

    V - Desenvolvimento Econômico e o Turismo no Meio Rural, neste capítulo são analisados os fatores de Desenvolvimento Econômico em detrimento ao Turismo no Meio Rural de forma sustentável.

    VI - Turismo Rural na Agricultura Familiar – TRAF, o TRAF neste capítulo é apresentado como alternativa para a agricultura familiar e é analisado na ótica da Economia Solidária e Inclusiva.

    VII - Propostas para o Desenvolvimento da Atividade Turística no Meio Rural do Estado de Mato Grosso, neste capítulo são apresentadas propostas para o Desenvolvimento sustentável do Turismo no Meio Rural no Estado de Mato Grosso

    VIII - Apresentam as Considerações Finais e Conclusão


    CONTATOS

    Geraldo Donizeti Lúcio

    Rua Salvador, nº 33

    Bairro Cidade Verde

    Cuiabá – MT

    Cep 78 028 580

    Tele fax (65) 8477 2688

    (65) 9912 6421

    E’mail 
    geraldomatogrosso@hotmail.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário