quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ROTEIROS TURÍSTICOS DE NOBRES - PONTO A PONTO - MATO GROSSO


Lagoa das Araras 




A lagoa das Araras está localizada a 1 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres , com característica de um mini-pantanal, estando em área de transição de Cerrado para Amazônia, a lagoa tem sua paisagem e entorno uma vegetação com palmáceas, predominando os Buritis  que por estarem dentro da água morrem (secam) e acaba sendo um local ideal para os ninhos de araras, maritacas, periquitos e outras aves. 

Estas aves podem ser vistas diariamente, de preferência a partir das 18hs, quando elas retornas para seus ninhos e usam algumas destas palmeiras como dormitório, a festa e barulho que fazem é muito legal de se ver, paralelamente o turista pode apreciar um belíssimo por do sol, filmar e fotografar. 

Para se acessar o local é necessário pagar uma taxa, os veículos chegam à 200 metros do local, onde uma pequena trilha permite a chegada até a lagoa. 


Aquário Encantado 




Um dos principais atrativos de Nobres, com águas cristalinas e presença de cardumes de peixes típicos da região, (dourados, piaus, piraputangas, está a localizado em plana mata fechada, “vegetação de transição de cerrado para amazônia, com uma trilha com passarelas suspensas, durante a caminhas é possível se ver famílias de macacos e outros animais. A flutuação de superfície e os momentos de descanso e relaxamento é o principal atrativo do Aquário Encantado. 

O Aquário, possui entorno de 90 m2, e tem forma de uma piscina, a profundidade pode atingir 06 metros. 

Localização – está á 13 km da Vila Bom Jardim , 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Balneário do Rio Estivado 



É um excelente atrativo turístico, possui águas cristalinas onde pode se visualizar cardumes de peixes das espécies (dourado, piaus, piraputangas e outros), no local existe uma piscina de água natural e cristalina praticamente sem correnteza, ideal para crianças 

Localização – Está à 01 km da Vila Bom Jardim, 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Cachoeira dos Namorados 




Localizada a 05 km da Vila Bom Jardim, faz parte de uma sequência de 03 cachoeiras em meio a mata, o acesso se dá através de uma caminhada ecológica num percurso de 1.300 metros, sua visitação ocorre nos meses de março a novembro, para se acessar as 03 cachoeiras exige um esforço físico devido o grau de dificuldade com limitações para melhor idade e crianças. 


Cachoeira da Serra Azul 




Trata-se de uma das mais belas cachoeiras da região, está localizada na fazenda São Domingos, no alto da Serra Azul a 20 km da Vila Bom Jardim, com queda d’água de aproximadamente 45 metros, o acesso é necessário uma caminhada de 350 metros e descer uma escada de alvenaria com 185 degraus em meio a mata fechada, a compensação vem através do banho e da contemplação dos peixes e natureza ao redor da canhoeira. 

Canhoeira do Tombador

Localizada á 07 km da cidade de Nobres, na fabrica de cimentos da Votorantim, também conhecida como Canhoeira dos Namorados, é muito visitada, pelos turistas regionais, seu acesso é feito com a autorização e ordenamento da Empresa Votorantim. 


Caverna São José 




É um atrativo muito bonito  localizado no Morro do Solteiro, na Fazenda São José, nas bordas do Parque estadual da Lagoa Azul  cheio de encantos e mistérios, é um local habitado por animais típicos de cavernas, com formações de estalactites e estalagmites, com cenário propício para se filmar e fotografar. 

O seu nome foi dado pelo fato de que em seu interior existir uma imagem formada pela rocha com aparência de São José, (Santo da Igreja Católica). 

Localização – Esta próximo da Pousada recanto Ecológico, da Lagoa Azul a 13 km da Vila Bom jardim, 60 km de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Complexo Turístico da Cerquinha 




Trata-se de um conjunto de Rios, Cachoeiras e Cavernas, localizado a 45 km da Vila Bom Jardim, dentre várias cavernas. O principal atrativo é o Duto do Quebó, caverna que tem um formato de túnel, onde passa por dentro um rio, as pessoas atravessam o Duto numa aventura de 230 metros, com banho, e apreciação da cachoeira. 

Gruta da Lagoa Azul 




Um dos principais atrativos e ponto turístico de Nobres, localizado no Parque estadual da Lagoa Azul, já foi cenário para diversos programas de TV e novelas, a lagoa tem uma coloração azulada em seu interior, habitação de várias espécies de animais aquáticos e cavernícolas. 

Várias são as imagens encravadas nas paredes da Gruta – (Imagem de Nossa Senhora, Mapa do Brasil e outras) 

O acesso é feito através de uma caminhada ecológica, numa trilha de 1.500 metros a partir da Fazenda São José, aproximadamente 15 km da Vila Bom jardim no município de Nobres. 



Rio Salobão




Localizado a 13 km da cidade de Nobres, às margens da Rodovia MT – 241, o Rio Salobão, com suas águas cristalinas e mata ciliar extremamente preservada é considerado um dos principais pontos turísticos da região, propício para a prática de Mergulho de Cilindro, com vazante para o Rio Cuiabá 


Rio Salobra 




Fica localizado dentro do Parque estadual da Serra Azul à 150 metros do Aquário Encantado e da Pousada Recanto Ecológico, caverna São José, e Gruta da Lagoa Azul. Com águas cristalinas e cercado por mata nativa, o rio é excelente atrativo para a prática do mergulho de superfície (flutuação), contemplação de peixes,flora e fauna nis arredores em caminhadas ecológicas. 

O Acesso é feito através de uma caminhada ecológica, trilha de 1.000 metros da Lagoa Azul, aproximadamente 13 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres 

Rio Triste 



Está localizado à 17 km da Vila Bom Jardim, no município de Nobres, com águas cristalinas, e mata ciliar preservada. O Rio Triste, é um local por excelência para realização do mergulho de superfície (flutuação), em meio a cardumes de peixes típicos da região – (piraputanga, piaus, dourados, etc) 

Outras espécies como arraias e cobras podem ser visualizadas o que torna o passeio ainda mais sugestivo e especial
 



6 comentários:

  1. Olá Boa Noite!
    Meu nome é Braulio e estou em um grupo de 4 pessoas, saindo de BH de carro dia 25 de abril, com destinos de Cusco e depois La Paz. Mato Grosso está na nossa rota. Estamos pensando em pernoitar na região de Nobres para visitar alguns atrativos. Gostaria de saber se existe algum local que posso verificar os valores de entrada dos mesmos. Caso possa nos indicar algumas áreas de camping será de muita ajuda também. Visite nossa página no facebook "Pra onde vamos?". Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barulio, façam o possível para estarem em Cuiabá entre os dias 20 a 25 de Abril,onde estaremos realizando a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, no Centro de Eventos do Pantanal.
      Quanto ao local (Bom Jardim) e um vilarejo de Nobres onde estão os atrativos tem local para Campim, vou te passar os detalhes para contatos.

      Excluir
  2. Olá boa tarde, irei p nobres no período de 25 dezembro a 2 janeiro. Andei lendo a respeito e vi que bom jardim e local onde se concentra maior número de atividades e quanto ao parque ele fica localizado em bom jardim? Qual a melhor cidade p hospedagem?

    ResponderExcluir
  3. Qual melhor período p conhecer nobres?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia irmão sou Elson Moto turista e como já diz sou moto turista e escritor, gosto de conhecer lugares lindo como este que vc nos deu o prazer de ver nas fotos. Pretendo ir conhecer com minha namorada. Nessa vila que falas ai podemos acampar sem medo. e pra visitar os lugares preteciso sempre pagar um gria ou posso ir livremente?
    Obrigado irmão

    ResponderExcluir
  5. OLá Geraldo, gostaria de ter informação para turismo em janeiro pra casal e duas crianças.Hotel, passeios e valores. Sou de Curitiba, para chegar aí devo ir pra Cuiabá de avião e depois chegar de carro até Nobres? Tem outras opções?

    ResponderExcluir