terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Em Mato Grosso - visita técnica é primeira ação para reforma de aeroportos


Durante três dias a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, junto com gerente da Secretaria de Pavimentação Urbana, José Carlos Ferreira Silva e o analista de Engenharia do Banco do Brasil, Rodolfo Mestre Lemos, irão visitar 13 aeroportos que foram contemplados com o Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos Regionais - desenvolvido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado a Presidência da República. 

O roteiro que começa segunda-feira (25.02), serão visitados os aeroportos de Rondonópolis, Barra do Garças, São Felix do Araguaia e Vila Rica. Na terça, (26.02) serão Matupá, Alta Floresta, Juína, Jaura e Sinop e na quarta, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres. 

A secretária Teté Bezerra, explica que o objetivo é levantar informações das intervenções necessárias em cada aeroporto. In loco o engenheiro do Banco do Brasil irá identificar a situação de cada espaço. “É preciso identificar a real situação de cada aeroporto em suas condições físicas, estruturais e operacionais. O programa contempla seção contra incêndio, cercamento, central de utilidades, equipamentos, torre de comando, pista, terminal de passageiros, pátio e estacionamento”, disse. 

Segundo Teté Bezerra, alguns aeroportos a exemplo de Rondonópolis estão com obras em andamento, pois foi contemplado no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo - Prodestur, do BNDES. “Ganhamos tempo em Rondonópolis vamos apresentar o projeto existente e ampliar em detalhes que não tinham sido contemplados”, explica Teté. 

O recurso proveniente do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para Mato Grosso é de cerca R$ 330 milhões, sendo o valor total em investimentos de R$ 7,3 bilhões para 270 aeródromos regionais em todo país. O Programa está amparado pela Medida Provisória 600, onde estabelece o contrato com o Banco do Brasil para a realização do projeto e permite que o mesmo utilize o Regime Diferenciado de Contratações Públicas para consecução dos projetos firmados com a SAC e a Casa Civil da Presidência.

Fonte: MARICELLE DE LIMA VIEIRA - Assessoria / Sedtur-MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário