quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ROTEIROS TURÍSTICOS DE MATO GROSSO

O turismo será a primeira atividade da economia mundial. nas primeiras décadas do terceiro milênio (ONU, e OMT), este fenômeno impactará todos os países se estendendo para cada estado e território.

O Estado de Mato Grosso tendo  os seus principais  produtos  relacionado com as belezas naturais, da qual foi contemplado por Deus, ou seja pela própria natureza, terá a sua oportunidade de se viabilizar com esta atividade no âmbito da economia, desenvolvendo os segmentos tendo como base os recursos naturais e outros de acordo com a motivação dos turistas.

O governo do estado vem avançando dotando os atrativos de infra-estrutura e serviços  turísticos, hoje com o intuito de preparar Mato Grosso, principalmente Cuiabá e entorno para o advento da Copa 2014, são  vários projetos e ações que sendo realizadas para copa, ficarão como legado à espera do grande fenômeno  do terceiro milênio previsto pela ONU – Organização das nações Unidas e OMT – Organização Mundial do Turismo.   

O turismo ser a primeira atividade da economia mundial

Vários são os Roteiros Turisticos no Estado de mato Grosso

Todos estão distribuidos nos Pólos Tuirístcos e Região Metropolitana, e normalmente são organizados e formatados, pelos atores que compõem o mercado turístico, agencias e operadoras turísticas que observam sobretudo a motivação de seu público (clientes)


Os Roteirtos existentes  e a serem formatados contemplam os  Segmentos  do Turismo de Mato Grosso.

  • Eventos e Negócios
  • Ecoturismo
  • Etnoturismo - Quilombolas
  • Pesca Esportiva
  • Aventura
  • Rural Tradicional
  • Rural Tecnológico
  • Místico
  • Cultural
  • Gastronômico



POLO AMAZÔNIA
O cenário que predomina é a Floresta Amazônica – 10% da maior floresta do planeta fica em território mato-grossense. Na região, o eco-turismo, hotéis de selva, sítios arqueológicos, torres de observação de pássaros, turismo rural, pesca esportiva e turismo indígena, são os principais atrativos da região.

PÓLO PANTANAL
Um dos mais belos e surpreendentes cenários naturais do país, 200 mil km2 – dois terços dessa área no lado brasileiro e o restante no Paraguai e na Bolívia. Com grande biodiversidade, o Pantanal é um dos mais importantes patrimônios naturais do Brasil. Cercado por serras, constitui-se numa depressão que vive sob a influência das águas é a maior área de inundação periódica das Américas. 

PÓLO CERRADO
Seu domínio são as chapadas do Planalto Central do Brasil, do qual faz parte a faixa central de Mato Grosso. A Chapada dos Guimarães, com suas fantásticas quedas d'água, suas formações rochosas, cânions lindíssimos, misturando mistérios e misticismo encanta a todos que a visitam.

PÓLO ARAGUAIA
Extensa faixa que ocupa todo o Leste de Mato Grosso, desde o Norte onde predomina a transição entre Amazônia e o Cerrado – até o Sul, onde o Cerrado se encontra com o Pantanal. Temos o fantástico potencial turístico da Serra do Roncador e do Rio Araguaia, com centenas de praias maravilhosas que se estendem por todo território, ao longo do histórico rio.
 
REGIÃO METROPOLITANA
O Turismo de Eventos Negócios em Mato Grosso, tem como objetivo proporcionar a troca de experiências, o advento da exposição e venda de produtos, aprimoramento de suas atividades profissionais e acaba favorecendo o lazer, entretenimento e enriquecimento turístico cultural de quem o pratica. Há cerca de 30 ou 40 anos atrás, o turismo de Mato Grosso era exclusivamente de lazer, nos meados dos anos 90 o turismo de lazer começou a perder espaço para o turismo de eventos. “Embora muito tradicional, o turismo de lazer é cada vez menos majoritário”, em Cuiabá onde se concentra a maioria dos eventos, a rede hoteleira, os restaurantes e os centros de eventos tem sido fatores importantes para este tipo de turismo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário