quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ROTEIRO TURÍSTICO - CHAPADA DOS GUIMARÃES - MATO GROSSO


Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.
Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.
Chapada dos Guimarães tem tem vários atrativos turísticos: 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.
O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesãos locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Existe um projeto de uma "Rua do Artesanato", que visa criar um local específico para os artesãos, mas nada projetado ainda. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frio do ano, quando a temperatura pode diferir-se até -2°C para menos, da próxima capital Cuiabá.

Localiza-se a uma latitude 15º27'38" sul e a uma longitude 55º44'59" oeste, estando a uma altitude de 811 metros. Sua população estimada em 2010 era de 17 799 habitantes. Possui uma área de 6249,44 km². É o segundo município mais alto de Mato Grosso

A preocupação com a preservação da área hoje ocupada pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães remonta ao início do século passado, quando o vice-presidente do estado de Mato Grosso, Coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa decretou a utilidade pública da área, tornando as terras devolutas da encosta da serra da Chapada, desde sua base até 2 km a partir do planalto, não alienáveis a nenhum título (Decreto no 262/10). Essa preocupação foi motivada pela devastação da vegetação das cabeceiras dos rios Coxipó-açu, Manso e Cuiabá, com conseqüente comprometimento da navegação.

Na década de 70, surgiram novas proposições para proteção da área. Foi sugerida a criação de uma reserva biológica, sobretudo pela grande diversidade de flora e fauna do local. Em 1976, o Conselho Nacional de Turismo declarou um polígono irregular de 30.000 ha como zona prioritária de interesse turístico (Resolução CNTur no 819/76) e, no ano seguinte, Garcia Neto, governador do Mato Grosso, declarou a área como de utilidade pública para fins de desapropriação (Decreto no 882/77).

Na década de 80, o governador Frederico Campos desapropriou áreas já utilizadas como ponto turístico, com intenção de concretizar a vocação turística da região: Mutuca (Decreto no 662/80), Cachoeirinha (Decreto no 663/80), Salgadeira (Decreto no 664/80) e Rio Claro (Decreto no 648/80).

Em 1984, foi criado o Terminal Turístico da Salgadeira e foi proposta a criação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, através do Projeto de Lei no 405-A. O objetivo da proposta era a proteção do Morro do São Jerônimo, Morro do Cambari, Cidade de Pedra, Cachoeira Véu de Noiva, Vale da Salgadeira, Rio Claro, Rio Mutuca, entre outras localidades e, em especial, as cabeceiras dos rios.

Em 1986, a sociedade civil desenvolveu uma campanha nacional pela criação do Parque, que obteve êxito em 12 de abril de 1989, com a assinatura do Decreto Lei no 97.656, que criou o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, abrangendo 32.630 ha, com objetivo de proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, assegurando a preservação dos recursos naturais e dos sítios arqueológicos existentes e proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
 

PARA FAZER TODO ESTE SÃO NECESSÁRIOS 04 DIAS E 03 NOITES

 O Município de Chapada fica apenas à 64 km de Cuiabá  sendo assim o roteiro Inicia e termina   Cuiabá,  são atividades que podem ser realizadas durante todo ano. –


1º Dia - Cuiabá / Chapada dos Guimarães
{transfer in}
Chegada no aeroporto Marechal Rondon e viagem de 75 km até a Chapada dos Guimarães, passando ao lado das belas formações rochosas / Check in no hotel/ noite livre.

2º Dia – Chapada dos Guimarães
{Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães}
Após Café da manhã (9h) viagem até o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Acesso de carro pela estrada de serviço por aproximadamente 05 quilômetros até chegar ao ponto inicial da caminhada. Um pequeno alongamento e então começará a caminhada pelo Cerrado, conhecendo veredas e campos rupestres bem característicos da savana brasileira. Chegada ao início do Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional: cachoeiras do pulo, degrau, prainha a andorinhas. Possibilidade de banho em todas elas. Durante o passeio o visitante terá contato com o mosaico geológico que compõe a 'chapada', conhecendo desde rochas primitivas do nosso Continente, como o Filito, até as formações mais recentes, como Formação Furnas e Formação Ponta Grossa, além de poder aproveitar os banhos na mais pura água doce do centro do Brasil. Caminhada de retorno e parada estratégica para um ultimo banho na  cachoeiras 7 de setembro (sonrizal).Em seguida acesso para a trilha que levará até a Casa de Pedra, uma pequena caverna de arenito esculpida pelo córrego 7 de Setembro, um dos formadores das cachoeiras. Uma pequena exploração visual para conhecer o local e despedida do circuito. Viagem de carro e saída do Parque Nacional prevista para as 16h ou 17h. Sugerimos lanche reforçado neste dia para aproveitar as cachoeiras com pic-nic. Retorno ao hotel e noite livre.

3º Dia - Chapada dos Guimarães
{Vale do Rio Claro, Crista de Galo, Morro dos Ventos}

Após Café da manhã (9h) viagem de pouco mais de 20 km passando ao lado dos milenares paredões de arenito da Chapada. Acesso ao Vale do Rio Claro e contato com o Cerrado e o lindo visual da Chapada. Caminhada até a Crista, uma formação rochosa elevada que possibilitará um visual panorâmico para os paredões e toda a região, dando ao visitante uma noção exata do que é a Chapada. Em seguida caminhada até o rio Claro, onde um refrescante banho de água cristalina estará a espera de todos. Será possível praticar a flutuação contemplativa e conhecer algumas espécies de peixes da região, mergulhando com máscara e snorkel a menos de um quilometro da nascente do rio. Após banho regresso do passeio e visita a  outro importante atrativo: a Cachoeira Véu de Noiva, o cartão postal da Chapada dos Guimarães, com 86 metros de queda. Sugestão de almoço no restaurante Véu de Noiva ou no Morro dos Ventos. Em ambos será possível encomendar pratos da culinária típica regional e aproveitar a bela vista do alto da Chapada (sugestão de almoço, não incluído). Uma ótima refeição e belíssimo visual para completar o dia. Retorno ao hotel e noite livre.

4º Dia - Chapada dos Guimarães / Cuiabá
{transfer out}
Viagem a caminho do aeroporto no horário combinado e despedida de Chapada dos Guimarães.

OPCIONAL, ainda em  Chapada dos Guimarães
{Morro de São Jerônimo - Parque Nacional de Chapada dos Guimarães}

 Deslocar até Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Acesso de carro pela estrada de serviço por aproximadamente 05 quilômetros até chegar ao ponto inicial da caminhada. Um pequeno alongamento e então começará a caminhada pelo Cerrado. O circuito sugerido começará na Casa de Pedra, uma pequena caverna de arenito esculpida pelo córrego 7 de Setembro e um dos rios formadores do Circuito de Cachoeiras. A caminhada atravessará a pequena caverna, seguirá numa pequena trilha dentro da mata e então sairá para uma antiga estrada. O visual estará repleto de sugestivas formações rochosas que lembram navios, totens, jacarés, além da vegetação bem preservada. Após cerca de 5 quilômetros de caminhada começará a vista para o Morro do Quebra Gamela e vista para a planície pantaneira. O Morro de São Jerônimo também já poderá ser avistado deste ponto. Uma pequena subida e a caminhada passará em um corredor na rocha. Então o cenário com vista para os paredões, planície e Morro de São Jerônimo se desvendará, dando um panorama geral da região e da aventura logo em frente. Depois de atravessar uma pequena floresta o grupo estará no pé do Morro e iniciará a subida tranquilamente: primeiro uma escalada e caminhada íngreme, depois um segundo degrau de cerca de 2,5 metros, onde será necessário se apoiar nas rochas, e por último um degrau mais fácil, com 1,5 metros de altura. Chegada ao alto do Morro de São Jerônimo, um dos pontos culminantes da região e visual de 360º. Ao longe os paredões da Cidade de Pedras poderão ser avistados. Um merecido descanso para contemplar a paisagem e depois caminhada contornando o topo do morro. O visitante terá uma visão completa da região. Depois de descer os degraus do Morro de São Jerônimo, retorno pelo mesmo caminho. Parada na Casa de Pedra para se refrescar um pouco no riacho. Saída do parque nacional no fim do dia. Retorno ao hotel e noite livre.
Sugerimos lanche reforçado neste dia e especialmente água.


COMO CHERGAR – De Cuiabá pega-se a Rodovia Emanoel Pinheiro – MT 305 anda 64 km e está em Chapada Dops Guimarães.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES IMPORTANTES


Artesanato -  Fibras de Cipó Urubanda, Fibras de Banana, Bambú, Madeiras, Argilas,  biojóias, pedras, argilas
 Produção agroindustrial - Doces em Copotas, Licores, Rapaduras, Queijos
 Culinária local - galinha com arroz, peixes: pacú assado, piraputanga assada, mugica de pintado, ventrecha de pacú, farofa de banana, maria isabel,
(

SEGMENTOS/ ATIVIDADES Turismo de Aventura;; Ecoturismo;  Turismo Místico




O  QUE VISITAR CHAPADA DOS GUIMARÃES – RECAPITULANDO

·         Mirante de Véu de Noiva -  O Véu de Noiva pode ser visitado todos os dias da semana, das 9:00 às 16:00 h. A trilha que leva ao Mirante do Véu de Noiva possui 550 m de extensão e, embora tenha alguns trechos em declive, a maior dificuldade é a falta de sombra em seu trajeto. Por isso, recomenda-se que o visitante evite os horários mais quentes do dia e venha com roupas e calçados adequados para uma caminhada em área aberta e terreno irregular.

·         Circuito das Cachoeiras e Casa de Pedra: A visita às cachoeiras do córrego Independência e à Casa de Pedra pode ser feita todos os dias da semana, mediante agendamento com agência ou guia cadastrado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O agendamento deve ser feito até 11:30 h da manhã do dia do passeio, sendo a entrada permitida entre 8:30 e 12:00 h e a saída até 17:00 h.

·         Conhecer todos os atrativos do Circuito leva cerca de seis horas. O visitante deve levar água, lanche e demais itens recomendados para caminhadas em ambientes naturais, pois não há nenhum tipo de comércio ou estrutura de apoio nessa área.

·         As trilhas desse Circuito não apresentam grandes dificuldades, exceto pela sua extensão (cerca de 6 km, considerando ida e volta). As cachoeiras são boas para banho e as paisagens são bastante interessantes.

·         Vale do Rio Claro -  É uma das regiões com o visual mais pré- histórico que poderemos conhecer na Chapada dos Guimarães. Gigantes paredões de arenito, cerrado preservado, veredas e trilhas com muita areia, mostrando as marcas de milhares e milhares de anos, numa beleza cênica inesquecível. Lá nasce o Rio Claro, que já vem com um bom volume de água, formando um rio cristalino.

·          Casa de Pedra -  é uma pequena caverna de arenito tipo 'furnas', localizado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.Atualmente é possível visitá-la quando se faz o passeio ao circuito de cachoeiras do parque nacional.

·         Morro de São Jerônimo - O Morro de São Jerônimo fica localizado na borda sul do parque nacional de Chapada dos Guimarães, com ampla vista de 360º, para toda a planície pantaneira, Morro do Quebra Gamela e paredões da Chapada. É um dos pontos mais altos da região, com mais de 800 metros acima do nível do mar. Além disso, é um 'morro testemunho', como chamam os geólogos: uma formação que resistiu às intempéries do tempo e forma um maciço gigantesco, como se fosse uma ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário