sábado, 29 de setembro de 2012

ROTEIRO TURÍSTICO - ROTA DO PEIXE - BOM SUCESSO E PASSAGEM DA CONCEIÇÃO - MATO GROSSO




Várzea Grande, é um município brasileiro do estado de Mato Grosso que forma uma conurbação com a capital do estado Cuiabá, sendo as duas cidades separadas apenas pelo rio que empresta o seu nome à capital, o Rio Cuiabá (as duas somam mais de 750 mil habitantes). População quase que totalmente na área urbana, são 230 mil habitantes, de acordo com estimativas.

Contudo, segundo a história tradicional, sua fundação está intimamente ligada ao acampamento militar construído durante a guerra com o Paraguai, supostamente nas imediações do atual centro da cidade - o Acampamento Couto Magalhães. No entanto, este acampamento militar, que dava suporte à capital do estado durante a guerra, e que foi estabelecido, a 15 de Maio de 1867, pelo General, advogado e mineiro da cidade de Diamantino José Vieira Couto de Magalhães, se localizava na margem esquerda do Rio Cuiabá, ou seja, do lado da cidade de Cuiabá, próximo da barra do Rio Coxipó. 

Várzea Grande faz limite com os municípios de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Jangada. O território do município fazia parte de Cuiabá, antes de ser desmembrado. Entre as duas cidades há somente o Rio Cuiabá como o limite. 

O cerrado domina na região, com matas mais densas em beiras de rios e áreas úmidas, já se observando uma tendência de transição com o Pantanal. O clima é tropical, quente e úmido, com chuvas concentradas em janeiro, fevereiro e março e temperatura média anual de 26°C. 

Bom Sucesso é um Distrito de Várzea Grande às margens do Rio Cuiabá. Além da cidade, que é ribeirinha ao Rio Cuiabá, as comunidades interioranas também se localizam perto do rio que é fonte de vida para muitos de seus moradores. 

Tornou-se atração turística por sua beleza natural, culinária regional, cerâmica e suas redes artesanais de balanço feitas basicamente por mulheres rendeiras num trabalho manual cuja arte é transmitida de geração a geração. 

Antigos moradores ali nascidos se dedicam à arte da construção artesanal de canoas e da lendária Viola de Cocho - instrumento que produz o som musical mais identificado com a terra mato-grossense. 

O principal atrativo de Bom Sucesso são as várias peixarias existentes no local. O visitante pode apreciar os melhores peixes da região como o Pacu e o Pintado, entre outros. 

Basicamente as peixarias oferecem o rodízio completo e porções, mas algumas peixarias oferecem também o serviço à la carte. 

São uma ótima opção para toda a família, amigos, reunião de colegas de trabalho e todos às pessoas que apreciam uma boa refeição. 

Com um toque da gastronomia regional, como a tradicional Farofa de Banana, as refeições são uma das melhores opções da região. 

Doces artesanais, como a rapadura, doce de leite e muitos outros, também são produzidos de uma forma totalmente manual e artesanal dando um sabor especial jamais encontrado nos produtos industrializados. 

Após uma boa refeição é altamente recomendado que o visitante aprecie pelo menos um desses doces para poder sentir o paladar e o prazer de uma refeição completa. 

O visitante pode ainda encontrar as famosas redes de balanço cuiabanas confeccionas a mão em um trabalho que supera gerações e ainda encanta a todos pela sua qualidade e beleza. 

As redes de balanço se tornaram conhecidas por "redes cuiabanas". Essa denominação se deve ao fato de que no início dessa produção Várzea Grande era distrito de Cuiabá. 

Historiadores acreditam que as redeiras podem ter herdado essa arte dos primeiros moradores da região, os Índios guaranis que habitavam a região e que migraram para o Baixo Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Essas redes são fonte de renda para muitas famílias e se tornaram produtos de divulgação da habilidade da mulher Várzea Grande. 

Deslocar diretamente para o Distrito de Bom Sucesso em Várzea Grande às margens do Rio Cuiabá, interagir com antigos moradores ali nascidos se dedicam à arte da construção artesanal de canoas e da lendária Viola de Cocho 

Saborear na as várias peixarias existentes no local os melhores peixes da região como o Pacu e o Pintado, entre outros, são peixarias que oferecem o rodízio completo e serviço à la carte, com a tradicional Farofa de Banana, as refeições são uma das melhores opções da região.. 

Após uma boa refeição é altamente recomendado que o visitante aprecie pelo menos um desses doces para poder sentir o paladar e o prazer de uma refeição completa. 

O visitar e adquirir as famosas redes de balanço cuiabanas confeccionadas a mão em um trabalho que supera gerações e ainda encanta a todos pela sua qualidade e beleza, conhecidas por "redes cuiabanas". 

Conhecer no Roteiro os antigos engenhos de rapadura, a sede da Cooperativa de Pescadores Ribeirinos. 

Programação recomendada para um dia com almoço e retorno no final da tarde a hospedagem pode ser em Várzea Grande ou Cuiabá 

Deslocar –se para o Distrito de Passagem da Conceição, também em Várzea Grande às margens do Rio Cuiabá, interagir com antigos moradores ali nascidos, visita a Praça e Igreja Prédio Histórico 

Saborear na peixaria existente no local com peixes da região como o Pacu, Piraputanga e o Pintado, entre outros, a peixaria que oferece o rodízio completo e serviço à la carte, com a tradicional Farofa de Banana. 

Após uma boa refeição é altamente recomendado que o visitante aprecie pelo menos um desses doces para poder sentir o paladar e o prazer de uma refeição completa. 

Programação recomendada para um dia com almoço e retorno no final da tarde a hospedagem pode ser em Várzea Grande ou Cuiabá 

O que comprar e vivenciar: 

Nestes dois conhecendo a Rota do Peixe é possível em uma das noites conhecer também a Rota do Peixe de São Gonçalo Beira Rio de Cuiabá e conhecer além da Gastronomia o melhor das manifestações Culturais, Grupo de Siriri e Cururu, Artesanato em Cerâmicas 

Artesanato em Fibras de Cipó, Fibras de Banana, Bambú, Madeiras, Argilas, produção agroindustrial, doces em Copotas, Licores, Rapaduras, Queijos, culinária local, – galinha com arroz, peixes: pacú assado, piraputanga assada, mugica de pintado, ventrecha de pacú, farofa de banana, maria isabel, 

SEGMENTOS e ATIVIDADES 

Turismo de Aventura;; Ecoturismo; Turismo de Pesca, Turismo de Negócios e Eventos 

VEJAM MAIS FOTOS 













FOTOS: SEDTUR





Nenhum comentário:

Postar um comentário