A Cooperativa, criada em 1995, expandiu sua área de comercialização de Poconé à Cuiabá, fortalecendo a produção e comercialização dos produtos das comunidades rurais.
.: OFERECEMOS
Cooperativa sediada no Município de Poconé, no Mato Grosso, que comercializa farinha de mandioca e derivados da cana-de-açúcar dos produtores rurais da região.
.: CONTATO
Avenida Trabalhadores, s/n , Centro,
Poconé - MT
CEP: 78175-000
E-mail: comprup@brturbo.com.br
Telefone: (65) 3345-2363
- See more at: http://www.madeinforest.com/?empresa/home/tip/produto/oid/1287#sthash.QKdwlaWr.dpuf
Sobre a Central do Cerrado
A Central do Cerrado é uma central de cooperativas sem fins lucrativos estabelecida por35 organizações comunitárias de sete estados brasileiros (MA, TO, PA, MG, MS, MT e GO) que desenvolvem atividades produtivas a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado.
Funciona como uma ponte entre produtores comunitários e consumidores, oferecendo produtos de qualidade como: pequi, baru, farinha de jatobá, farinha de babaçu, buriti, mel, polpas de frutas, artesanatos, dentre outros, que são coletados e processados por agricultores familiares e comunidades tradicionais no Cerrado.
A Central do Cerrado fornece produtos para restaurantes, empórios e pequenos mercados, oferece coquetéis e lanches para eventos, atende encomenda individuais, cestas personalizadas e para grupos organizados de consumo.
Além de promover a divulgação e inserção dos produtos comunitários de uso sustentável do Cerrado nos mercados locais, regionais e internacionais a Central do Cerrado serve também como centro de disseminação de informações, intercâmbio e apoio técnico para as comunidades na melhoria dos seus processos produtivos, organizacionais e de gestão.
A Central do Cerrado opera dentro dos princípios e conceitos do Comércio Justo e Solidário, tendo como objetivo promover a inclusão social através do fortalecimento das iniciativas produtivas comunitárias que conciliam conservação do Cerrado com geração de renda e protagonismo social.
A Central do Cerrado recebe apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN)através do Projeto Florelos (Comissão Européia); doPrograma de Pequenos Projetos Ecossociais (GEF/PNUD/ISPN); daFundação Banco do Brasil ; e da Fundação Luterana de Diaconia.
Pedidos podem ser feitos diretamente por telefone ou email:
Central do Cerrado
(61) 3327 8489
COMPRUP – Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Poconé (MT)
COMPRUP
A Comprup surgiu da necessidade de fornecer opções de renda para as populações que vivem nas áreas de reforma agrária e em comunidades tradicionais de Poconé, em Mato Grosso. A versatilidade do baru chamou a atenção da cooperativa, que passou a estimular seus associados a se dedicarem à coleta e beneficiamento dessa planta, garantindo renda extra para mais de 200 famílias de pequenos agricultores.
Dos assentamentos e das comunidades locais vem a matéria-prima para a fabricação de farinha multimistura, a castanha e a farinha à base de baru. A indústria, instalada na sede da cooperativa, vende de 150 a 200 quilos de castanha de baru torrada por semana. A produção dá à Comprup capacidade para negociar a castanha em outras áreas do país, como nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo.
Além do baru, a Comprup também comerciliza açúcar mascavo, farinhas multimistura, de banana e bocaiúva, rapadura de mamão, mandioca e baru, farinha de mandioca, pinga de alambique, banana frita e balinha de banana. Fornece também produtos in natura, como banana, abóbora, mandioca e verduras.
Cidade: Poconé – MT