terça-feira, 9 de outubro de 2012

ROTEIRO DE TURISMO COM BASE LOCAL DO COXIPÓ DO OURO - MATO GROSSO


COXIPÓ DO OURO APRESENTA GRANDES ATRATIVOS  PARA O TURISMO RURAL OU COM BASE LOCAL

Igreja histórica antes da restauração


O município de Cuiabá localiza-se na região do Centro Oeste do Brasil, sendo o Centro Geodésico da América do Sul, com população de 526.830 pessoas. Sua extensão territorial compõe uma área de 21.407Km2, possuindo uma bacia hidrográfica extremamente abundante, sendo composta pelo rio: Cuiabá, Manso, da Casca e vários Córregos tais como o Coxipó, Sua altitude varia de 200m a 480m acima do nível do mar, atingindo os locais mais altos na região próximo ao Município de Chapada dos Guimarães, no Distrito de Coxipó do Ouro. O clima é tropical úmido, enquanto a vegetação é composta de 90% de cerrado. e 10% de florestas tropicais 

À distância do Coxipó do Ouro até Cuiabá é de Km. 23 A rodovia de acesso é a Emanuel Pinheiro – MT 251, com pavimentação asfáltica é razoavelmente boa até o 15 Km onde vira – se a esquerda e pega –se os 08 km restante com revestimento primário (estrada de chão)

Na esfera turística, o Distrito de Coxipó do Ouro que está , localizado a uma distância de 23 km da sede do município, com um Cenário com áreas Naturais Preservadas e Processo de produção que vai desde a Agricultura e Pecuária Tradicional até ao processo altamente tecnificado, com áreas de lazer para os munícipes e turistas, além do Córrego Coxipó a paisagem é contemplada por cachoeiras, matas com trilhas, morros com destaque para o Morro do São Gerônimo, para prática do turismo com base local, turismo de Aventura, Ecológico e Rural, bem como alguns restaurantes de comidas típicas mato-grossense, pousadas abertas à visitação mediante ao agendamento e negociação.

Com o rápido desenvolvimento que vem passando toda região da Baixada Cuiabana, alternativas são necessárias para garantir o escoamento o fluxo de capital, geração de empregos locais (qualificadas e não-qualificadas) alternativas que permitam o acesso a outras divisas. Com o passar dos tempos outras atividades diversificaram o desenvolvimento do município de Cuiabá, dentre elas o aumento da produção primária de excedentes, tais como, a agropecuária, a industrialização, o comércio e serviços e o advento do Turismo de Eventos e Negócios.

Esse rápido panorama sócio-econômico permite antever algumas potencialidades para a diversificação e dinamismo da sua economia local e regional. E é com esse intuito que o desenvolvimento da região, em especial, do município de Cuiabá, passa pelo incremento do turismo como atividade sócio-econômica paralela, atrelado as suas belas paisagens naturais (rios, relevos, cachoeiras, trilhas ecológicas, etc).

Igreja em restauração



Na Comunidade Coxipó do Ouro tem uma Trilha de Caminhadas na Natureza, denominada Trilha dos Tropeiros, esta atividade é realizada pela SEDTUR, ANDA - BRASIL, Prefeitura de Cuiabá, Comunidade Local e demais parceiros desde o ano de 2007, veja o mapa da trilha abaixo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário