segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ROTEIRO TURÍSTICO - PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO - MATO GROSSO


PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO EM CUIABÁ - MATO GROSSO 
(Saberes e Fazeres de uma população)
Cuiabá: território de oportunidades

Dança do Siriri


Antigo palco de disputas entre índios e bandeirantes, o Mato Grosso é hoje um território de promessas e oportunidades, cuja capital transformou-se num dos grandes núcleos de negócios, lazer e cultura do Centro-Oeste.
Repleta de atrações, Cuiabá soube mesclar o estilo de vida ribeirinho com opções sofisticadas de turismo, sem perder o sotaque, a identidade e o verde que lhe deram fama. A viola de cocho, a rede cuiabana, os trabalhos com madeira-marupá, a cerâmica simples da região e as animadas danças ribeirinhas (como o cururu e o siriri), enriquecem a Produção Associada ao Turismo.


INFORMAÇÕES SOBRE O DESTINO

População:
550.562 habitantes (est. IBGE 2009)

Clima: Tropical subúmido

Como chegar:Rodoviário: Partindo de Porto Velho, tomar a BR-364, fazendo prolongamento com a BR-174 e BR-070. Já partindo de Goiânia, tomar a BR-060, fazendo prolongamento com a BR-364. Partindo de Campo Grande, BR-163 e partindo de Santarém, a BR-153. Aéreo: As principais companhias aéreas do país possuem vôos regulares para a capital mato-grossense


UNIDADES PRODUTIVAS

Alcides Ribeiro dos Santos

Alcides Ribeiro dos Santos, Artesão de mãos hábeis que transforma pedaços de madeira em viola de cocho, símbolo da cultura mato-grossense e instrumento típico das rodas de cururu e siriri. 

Arcobaleno Produtos Artesanais Personalizados

Cláudia Regina Pereira Brecht Fernandes
Ateliê de Artesanato especializado em arte regional, pintura em tela e brindes personalizados. 

Artesanatos Regionais

Sebastião Correa da Costa e Lourdes Colette

Ateliê de artesanato com foco em souvenir de ícones da cultura local, bem como da fauna e flora típicas da região. Instalado em casa tombada pelo patrimônio histórico. É possível visitar a produção, onde o Seu Tom e os filhos trabalham. 

Associação Arte Limpo

Maria da Conceição Pereira

Produção da famosa rede cuiabana além de outras peças, como por exemplo, caminho de mesas e jogos americanos. Algumas peças estão à disposição para a venda na Casa do Artesão em Cuiabá, mas podem também ser encontradas na própria localidade. 

Associação dos Artesãos da Comunidade de São Gonçalo Beira Rio
Alice Conceição de Almeida

Comunidade ribeirinha com forte tradição na produção de peças de cerâmica. É possível visitar os quintais das casas e conhecer a produção das peças, conversar com as ceramistas sobre o modo de produção, e adquirir as peças na loja instalada no Centro Cultural da Comunidade.

Associação Cultural Flor Ribeirinha

Domingas Leonor da Silva

Um dos grupos mais representativos da cultura cuiabana, reconhecido popularmente como ícone das manifestações culturais locais. É possível conhecer o grupo nos ensaios, permitindo uma experiência única para o turista. Além de vê-los em diversos eventos culturais da comunidade e de Cuiabá, com destaque para o Festival Cururu Siriri. O Flor Ribeirinha também se apresenta para grupos de turistas, desde que pré-agendados.

Ateliê de Pintura Miguel Penha

Miguel Oswaldo Penha

Ateliê de pintura instalado em uma casa histórica tombada como patrimônio histórico. No local funciona exposição permanente das obras e também o ateliê de pintura. Sua obra já recebeu diversos prêmios, como por exemplo, o prêmio de artes plásticas Marco Antonio Vilaça da Funart.


MANIFESTAÇÕES CULTURAIS 
Grupo Cultural de Tchapa Y Cruz

Valdemir Taques

Grupo cultural de Siriri, dança ícone da cultura matogrossense. 

N Arts Galeria de Artes
Heleninha Botelho de Campos Coelho

Espaço que expõe e comercializa obras dos principais artistas plásticos de Cuiabá. Artistas que retratam o cotidiano, a história, o povo cuiabano e também paisagens do Cerrado e Pantanal.

CULINÁRIA TÍPICA
Bolo de Arroz e Companhia

Patricia Lara Pinto Toledo

Lancheria e buffet de guloseimas típicas da culinária local. Em um ambiente pequeno e aconchegante, os visitantes podem saborear todos os quitutes que um tradicional cuiabano come. 

Dona Eulália e Família

Eulália da Silva Soares

Família cuiabana que serve em seu quintal o famoso chá com bolo desde 1951, chega a atender mais de mil pessoas nos finais de semana. 

Lélis Peixaria
Lélis Fonseca Silva

Culinária típica Cuiabana, a base de peixe e carne de jacaré. 

Peixaria da Vovó

Sérgio Roberto Nunes

Gastronomia típica cuiabana, com variados pratos a base de peixe. Trabalha no sistema de rodízio oferecendo assados, grelhados e gratinados de peixe.


DICAS IMPORTANTES
01. Programe uma visita à Feira de Artesanato “Arte na Praça” para conhecer toda a variedade do rico artesanato local.

02. Reserve em sua programação apresentações de Cururu e Siriri, as mais tradicionais danças folclóricas mato-grossenses, que são acompanhadas pelos acordes singulares da viola de cocho, instrumento encontrado apenas neste estado.

03. Inclua visita ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, distante apenas 60 km de Cuiabá. Nos 33 mil hectares do parque, o turista amante da natureza conhecerá cachoeiras, paredões e mirantes de imensa beleza.

04. Uma inesperada tradição culinária em Cuiabá é a árabe, com bons restaurantes inclusive com premiações nacionais na categoria que oferecem verdadeiros banquetes. Portanto, se quiser oferecer alternativas aos clássicos à base de peixes, inclua uma destas casas em seu roteiro


ALGUMAS FOTOS






Artesã em Limpo Grande Varzea Grande
Artesão São Gonsalo Beira Rio Cuiabá


Igreja de São Benedito Cuiabá


Praça das Bandeiras em Cuiabá

Cavalgada

Templo



Dança do Siriri

Sesc Arsenal de Guerra


CONTATOS:
Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso  Rua Voluntários da Pátria, 118
Tel.: (65) 3613.9300

Website:

PARA MAIORES DETALHES ACESSE: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário