domingo, 7 de outubro de 2012

ROTEIRO DE TURISMO RURAL DE RIO BRANCO - MATO GROSSO


TURISMO RURAL EM RIO BRANCO - MATO GROSSO - OPORTUNIDADE DO LADO A OFERTA E NECESSIDADE DO LADO DA DEMANDA

Foto na porteira da propriedade do Sr. Paulo em Rio Branco - MT

Município de Rio Branco, a 325 km de Cuiabá, região de Cáceres, teve sua origem na Antiga Colonização Alto Guaporé - Jauru, efetuada pelo antigo Departamento de TERRAS DO ESTADO DE MATO GROSSO, transformada posteriormente na Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT). 

A colônia de Rio Branco foi criada em 22 de maio de 1953 pelo Decreto número 1958 e através deste foram distribuídos 3450 lotes com área média de 24,0 ha. 

Elevou-se à categoria de Município em 13 de dezembro de 1979 pela Lei número 4.151, desmembrando-se do Município de Cáceres, ficando com os Distritos de Panorama, Boa União, Lambari e Reserva do Cabaçal. 
Sendo instalado em 31 de janeiro de 1981. 

O Distrito de Reserva do Cabaçal foi criado pela Lei número 3982 de 05 de junho de 1978, tendo sido elevado à Município em 1986, através da Lei número 5914 de 20 de dezembro de 1991. 

O distrito de Lambari D’Oeste se desmembrou de Rio Branco e se tornou-se município em 1991

Infra-estrutura turística

Hospedagens: Rio Branco possui 03 meios de hospedagens, Jóia Hotel, Hotel Fane e Pousada da Prêta, todos munidos de restaurantes, no entanto esta estrutura é insuficiente para atender a demanda de hospedagens, principalmente quando acontecem os eventos como Festa do Peão, Festa de São Roque, Aniversário da Cidade, Festa Junina e outros. 

Alimentação: Além dos hotéis com seus respectivos restaurantes existem mais 02 restaurantes na cidade 

A cachoeira do Roncador: é o principal ponto Turístico do Município e o mais explorado, principalmente nas épocas de maio a outubro e ocasionalmente em eventos esportivos, como Voley de areia, corridas de motocross e outros tipos de lazer. 

O Roncador hoje está dotado com uma infra-estrutura de quiosques, passarelas, barracão com restaurante, pórtico de entrada, estacionamento, campo de futebol, quadra de areia, realizados com recursos do Ministério do Turismo e prefeitura. 

Alguns dos eventos que são realizados no Roncador são promovidos pela Prefeitura Municipal, como é o caso da Caminhada na Natureza que é realizada em parceria com a SEDTUR - MT 
Existem outros pontos turísticos como a cachoeira paraíso, que dispões de áreas muito verdes, com água cristalina, porém sem infra-estrutura organizada.

O LADO DA OFERTA E DA DEMANDA 

No meio rural ainda não existe nenhum empreendimento individual organizado para atendimento ao turista. 

Este é o contexto da oferta e da demanda, de um lado está o agricultor familiar Sr. Paulo buscando uma alternativa de renda que seja complementar, e o Turismo Rural pode com certeza lhe oportunizar isto; do outro lado está o município de Rio Branco, que tem em seu entorno vários outros municípios num raio de até 70 km um grande mercado para esta atividade econômica, Salto do Céu 15 km, Lambarí do Oeste 15 km, Reserva do Cabaçal 60 km, Araputanga 60 km, Mirassol D'Oeste 46 km, São José dos Quatro marcos 55 km e Curvelândia 70 km, além de mais 15 outros municípios em um raio de até 150 km, sem dúvidas alguma podes-se afirmar que o mercado é muito promissor, "este é o lado da demanda turística".

Rota da Águas 
O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo – SEDTUR, Consórcio e 07 Prefeituras da Região, Formatou a Rota Turistica denominada “Rota das Águas”, Rio Branco é um dos municípios desta Rota.

Roteiro de Turismo
O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo – SEDTUR, Empresa de Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural - EMPAER, Consórcio e 07 Prefeituras da Região, Formatou na Rota das Águas o Roteiro Integrado de Turismo Rural, Rio Branco também faz p deste Roteiro, assim começam a aparecer as várias iniciativas por parte dos Agricultores deste município em se abrir empreendimentos de Turismo Rural. 

O processo da Rota e do Roteiro, foi realizado em um período de 2 anos, (2009 e 2010), e deixou na região uma estrutura de sinalização turística, estudo de viabilidade para que os empreendedores possam investir, vários works shop, reuniões e cursos foram realizados bem como o lançamento no ano de 2010 no 1º Encontro de Turismo Rural e Agricultura Familiar da Região de Cáceres. 

Alguns Agricultores Familiar de Rio Branco se interessam pelo Turismo Rural

Sr. Paulo Roberto Pereira Rocha 
É o caso do Sr. Paulo Roberto Pereira Rocha, que é proprietário de um Sítio denominado Querência de com área total de 193,6 há, localizada a 10 km de Rio Branco, a referida propriedade tem um grande potencial para se desenvolver a prática do Turismo Rural na Agricultura Familiar. 

A propriedade está estrategicamente bem localizada, possui um relevo acidentado propicio para a prática de turismo aventura, como Rapel, Montanhismo, Escalada, Trilhas radicais, tem também um Córrego como o nome de Carrapato que percorre toda sua extensão com várias corredeiras e uma especial denominada pelo Agricultor de Cachoeira Tobogã, que forma um lindo lago de coloração verde, o Córrego Carrapato com um planejamento sustentável dará origem a vários lagos para piscicultura (pesque e pague ou pesque e solte), dentre muitas outras atividades. 

Após uma visita de conhecimento da Propriedade do Sr. Paulo no dia 10 de fevereiro de 2012, e também no município de Rio Branco, analisando as conjunturas das infra-estruturas turísticas existentes tanto na zona urbana com no meio rural, cheguei a uma conclusão lógica de que existe um grande potencial para o Turismo Rural na propriedade bem como no município e que a SEDTUR, juntamente com o Consórcio de Desenvolvimento Regional nascentes do Pantanal, EMPAER e Municípios que fazem parte da Rota das Águas e Roteiro Integrado de Turismo Rural, também concluíram que a demanda turística nesta região existe e que é necessário que o lado da oferta seja potencializado e motivado, ou seja, é mister que empreendimentos como o do Sr Paulo que sonha em ter 03 a 05 apartamentos, um restaurante, área de lazer, o2 a 03 lagos de piscicultura, trilha ecológica, seja viabilizado.

No município de Rio Branco, várias outras propriedades de Agricultores Familiares foram visitadas, e todas tem potencial para o Turismo Rural, incluindo um Assentamento – de Crédito Fundiário denominado “Pingo de Ouro”, na região do Corgão - estrada de acesso a Mirassol D'Oeste.

Sr. Pedro Luiz
A propriedade do Sr. Pedro Luiz por exemplo, tem 12,5 há, e já tem um embrião de um projeto, ele já abriu dois pequenos tanques para a prática do pesque e pague, que segundo nos informou já fez algumas atividades experimentais de pesque e pague com o público da melhor idade, e ficou animado com o que presenciou.

A Propriedade do Sr. Pedro tem potencial para se construir mais tanques e de porte maiores, sua atividade é de agricultura, pecuária e criação de animais de pequeno porte, tudo isto pode ser agregado a um projeto de Turismo Rural, além de outras atividades como: caminhadas, cavalgadas, esportes no espaço rural, a gastronomia, que por falar nisto o fogão de lenha já existente na propriedade é um chamamento para a confecção da autêntica comida caipira (da roça).

Esta propriedade tem um diferencial pois fica a menos de 5 km da sede do município, na região da Vila Maria, o que facilita e muito o acesso.

A visita técnica foi recebida com muita alegria e entusiasmo pela família do Sr. Pedro que começa a sonhar com uma nova atividade que está no âmbito da pluriatividade rural, que é o Turismo Rural na Agricultura Familiar.

LADO DA DEMANDA 
Por outro lado a população de Rio Branco bem como de outros municípios o entorno, procuram por um espaço para prática de lazer, aventura, caminhadas, pesque e pague e estão dispostos a pagar por estes serviços. 

Por tudo isto é que tenho animado o Sr. Paulo e o Sr Pedro a abrirem os seus empreendimentos, e posso afirmar que esta atividade é economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto e tem espaço garantido no âmbito do mercado turístico no município de Rio Branco e entorno. 

Geraldo Donizeti Lúcio 
Blogueiro deste...
Economista – Especialista em Turismo Rural 
Técnico e Coordenador de Turismo Rural da SEDTUR 
(65) 8477 2688 


Nenhum comentário:

Postar um comentário