sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ROTEIRO TURÍSTICO - MÍSTICO DE BARRA DO GARÇAS - MATO GROSSO


FOTO:  Serra do Roncador

Barra do Garças é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º53'24" sul e a uma longitude 52º15'24" oeste, estando a uma altitude de 318 metros. Sua população em 2011 era de 56.903 habitantes. Possui uma área de 9.142,008 km². 

A fundação do povoado deu-se em 13 de junho de 1924, dia do padroeiro Santo Antônio, por Antônio Cristino Côrtes, Francisco Luiz Esteves e Francisco Dourado. A primeira atividade econômica foi a mineração, que era feita concomitantemente com agricultura e pecuária de subsistência. O crescimento da cidade possibilitou sua emancipação em 15 de setembro de 1948 (via transferência da sede de municipio, antes localizada em Araguaiana) com 212 mil km² e ampliado posteriormente para 273,476 mil km², tornando-se, na época, o maior município do mundo. 

Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças. Das Serras que o circundam brotam vários córregos, que em sua descida para o rio, vêm criando dezenas de cachoeiras de beleza incontestável. Barra localiza-se no centro geodésico do Brasil e também é conhecida como Portal da Amazônia onde se inicia o paralelo 16. 

A altitude está entre 320 metros e a temperatura média anual 21°C (podendo chegar aos 4°C e aos absolutos 40°C), com duas estações bem definidas: verão chuvoso de outubro a maio, e inverno] seco de junho a setembro. A baixa umidade relativa do ar durante os meses de agosto e setembro pode ficar inferior a 12%. 

A cidade possui o maior potencial turístico do Vale do Araguaia. Afinal, foi contemplada com inúmeras recursos naturais. Para além do Rio Araguaia, conhecido polo de atração turística em sua temporada de praia, é na cidade que, pela Serra Azul, se inicia o complexo de Serras do Roncador, local envolvido de muito misticismo e que, segundo alguns, possui um portal interdimensional diretamente conectado a Macchu Picchu descoberto pelo famoso Coronel Percy Fawcett, desaparecido em uma missão de localização da 'cidade perdida' em 1925. Foi ainda ponto de partida da famosa expedição Xingu dos Irmãos Villas-Bôas Além de atrair o turismo místico a Serra do Roncador possui excelentes pontos de trilhas naturais e belíssimas cachoeiras dentro da cidade o que propicia facílimo deslocamento para os turistas portando-se excelente opção para o turismo ecológico

Ponto de encontro dos Rios Araguaia e Garças, Barra do Garças possui belíssimas praias onde em época de temporada aflui milhares de turistas provenientes de todos estados do país. Com uma noite agitada e culturalmente rica, Barra do Garças é um dos polos prediletos da juventude para curtir a temporada do Rio Araguaia nas férias escolares de julho. 

O parque das águas quentes conta com piscinas hidrotermais, toboágua, rio da preguiça, bar molhado, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus com propriedades terapêuticas como a diminuição da viscosidade do sangue, aumento da vitalidade sexual, melhora da digestão gástrica e duodenal, servindo também à fisioterapia. 

Além dos banhos, o parque oferece uma estrutura com bares, restaurantes, duchas, vestiários e instrutores de hidroginástica e ginástica de alongamento. 

Também com a intenção de movimentar o turismo, na década de 1990 se construiu um "Aeroporto para discos voadores" na cidade.[6][7]

Um obelisco, na entrada leste da cidade, oferece aos cidadãos barra-garcenses e ao turista que visita Barra do Garças, uma orientação geográfica indicando sua entrada na Amazônia Legal. 

O município conta também com várias cachoeiras. As principais ficam situadas na Serra Azul que também possui o Cristo Redentor visível na maior parte da cidade. “http://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_do_Gar%C3%A7as” 


O TURISMO MÍSTICO DE BARRA DO GARÇAS EM MATO GROSSO

Turismo místico tem como principal motivo de viagem a busca pelo autoconhecimento. Matas, florestas, rios, lagos, cascatas e cavernas – que possuem forte potencial energético são os ambientes mais procurados. A localização privilegiada de Mato Grosso – Centro Geodésico da América do Sul e do Brasil - potencializa esta aptidão mística-esotérica já consagrada pelas nações indígenas e populares do passado. Lendas e mistérios marcam o Araguaia mato-grossense, região rica em grutas e cavernas. A Serra do Rocandor, com suas intrigantes formações rochosas, é consideradas o local do chácara do planeta. A região dispõe ainda de discoporto, na expectativa de servir de pouso para seres extraterrestres e OVNIs. Outro atrativo único do Araguaia são as tribos indígenas que podem ser visitados com autorização prévia e escrita da FUNAI. No Cerrado, o principal destino místico é Chapada dos Guimarães. O local onde havia mar, depois floresta possui vestígios paleontológicos, como conchas fossilizadas na argila. É uma ótima opção para quem quer recarregar as energias em envio a uma paisagem belíssima com cachoeira, sítios arqueológicos e cavernas. Ponto Equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, localizado no Centro Geodésico da América do Sul, o local atrai místicos e sensitivos do mundo inteiro. 


SUGESTÃO DE TEMPO

3 dias/2 noites 


COMO CHEGAR 

500 km de Cuiabá indo pelas BRs-070 e 364 

O Roteiro Inicia a partir do  aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande  passando por Cuiabá, acessando a  BR  070 e 364, com um cenário muito bonito no percurso de 500 km que vai até Barra do Graças e termina  com o retorno para em Cuiabá e aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande - MT 

O Turismo pode ser realizado durante todo o ano, em qualquer dia. 


O QUE VISITAR 



PARQUE DAS ÁGUAS QUENTES – Duração manhã ou tarde 

A 5 km do centro da cidade (Barra do Garças) por via asfaltada, o Parque das Águas Quentes oferece horas de relaxamento em suas piscinas de água corrente para banhos de imersão, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus em meio a um bosque nativo. As águas possuem qualidade terapêutica, como baixa de pressão arterial, diminuição da viscosidade do sangue, aumento da vitalidade sexual, excelente para tratamentos renais, reumatológicos e fisioterápicos. O Rio da Preguiça e o escorregador com bóias proporcionam horas de divertimento saudável. O parque funciona de 08:00 às 21:00 h e possui vestiários, guarda-volumes, bar molhado, lanchonete e restaurante (almoço opcional). Levar trajes de banho e toalha. Não acompanha guia. 


PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL - Fullday

A 4 km do centro da cidade (Barra do Garças) por via asfaltada, o parque foi demarcado há pouco tempo e está em fase de implantação. Visita ao local do futuro Discoporto e ao Mirante do Cristo. Em seguida, faremos a Trilha das Cachoeiras. A mais alta é a Cachoeira do Cristo e através de uma trilha de fácil acesso, vamos conhecer várias cachoeiras. Almoço tipo lanche na Cachoeira da Usina (incluído). Opcional rapel na Cachoeira Playmobil. Levar trajes de banho e calçados que possam molhar. 


CACHOEIRA DO PÉ DA SERRA – Duração 3 horas 

A 1 km do centro da cidade (Barra do Garças), após uma caminhada de 10 minutos através de bosques nativos e trilhas que atravessam um córrego de águas cristalinas, encontra-se a Cachoeira do Pé da Serra, de águas geladas e curiosamente, a seu lado, encontra-se uma cachoeira menor de águas mornas, que brotam de dentro da rocha. Um passeio muito agradável. Levar trajes de banho e calçados que possam molhar. 


SERRA DO RONCADOR / VALE DOS SONHOS - Fullday 

A 60 km da cidade por via asfaltada, encontra-se o Vale dos Sonhos, local mais visitado da Serra do Roncador, muito visitada por místicos e esotéricos do mundo inteiro e onde a natureza pode ser observada através de trilhas. As estranhas formações rochosas de esculturas naturais como o Arco de Pedra ou a Esfinge de Pedra, fendas, uma caverna, a Fonte da Água Santa, cachoeiras e o Bosque dos Gnomos são alguns dos atrativos desta região. Almoço em restaurante rústico (não incluído). Levar trajes de banho e calçados confortáveis. O Vale dos Sonhos oferece outros roteiros, mais adequados ao segmento místico (consultar) e estes incluem um almoço tipo lanche. 


RIO DAS MORTES - Fullday 

A 150 km da cidade, encontra-se a região mais interessante deste rio, cuja história se mistura à dos primeiros aventureiros e expedicionários. Na região encontra-se a Mina dos Araés, maior mina de ouro da região, hoje desativada, mas ainda com vestígios dos bandeirantes e a Lagoa Encantada (dentro de uma reserva indígena) que se caracteriza pelo nível inalterável de suas águas e por não conter formas de vida, apesar de sua profundidade. Ainda oferece a opção de passeios de chalana, pesca, trilhas e cachoeiras como a da Fumaça e a Antártica e o Templo da Eubiose. Outros atrativos são a Ilha Bela (acesso por ponte rústica sobre o Rio das Mortes) e a Cachoeira da Ilha do Coco. Almoço opcional. Levar trajes de banho. Este passeio só está disponível dentro de um roteiro de 3 dias ou mais. Seqüência do Vale dos Sonhos. 


O QUE COMPRAR E VIVENCIAR 

Artesanato. Fibras de Cipós, Fibras de Banana, Bambú, Madeiras, Argilas, produção agroindustrial, Doces em Copotas, Licores, Rapaduras, Queijos, culinária local, galinha com arroz, peixes: pacú assado, piraputanga assada, mugica de pintado, ventrecha de pacú, farofa de banana, maria isabel, 




SEGMENTOS E ATIVIDADES TURÍSTICAS 
Turismo de aventura, ecoturismo; turismo de pesca e turismo místico. 






FOTOS: SEDTUR - MT





Nenhum comentário:

Postar um comentário