domingo, 7 de outubro de 2012

ROTEIROS DE TURISMO RURAL DE CÁCERES - MATO GROSSO


Turismo Rural acontecendo no Município de Cáceres - Mato Grosso
Fazenda jacobina em Cáceres 
MAPA MATO GROSSO COM DESTAQUE PARA CÁCERES


Município de Cáceres
O município de Cáceres- MT á 218 km de Cuiabá pela BR 070, está em um processo de organização do Turismo Rural como alternativa de segmento turístico tem em vista que o município já é consolidado como destino de pesca esportiva, uma vez que já cedia a maior Festival de Pesca (FIP- Festival Internacional de Pesca) em águas doce e embarcado do mundo.

A iniciativa de se criar um destino de Turismo Rural envolvendo toda região em um roteiro integrado, foi da Coordenadoria Regional da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) do município de Cáceres, em parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria do Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), prefeituras municipais e o MT Regional. 

O desenvolvimento do Turismo Rural surge no âmbito das oportunidades e possibilidade de se estimular os agricultores no resgate da ruralidade, cidadania, herança cultural de toda a região de Cáceres e fomentar o turismo rural e dar sustentabilidade aos agricultores familiares.

Para que o processo de formatação do roteiro fosse consolidado foram realizadas algumas oficinas, reuniões e visitas técnicas durante sobre Turismo Rural na agricultura familiar. As visitas abordaram e ensinaram produtores e os demais envolvidos tudo sobre sustentabilidade, a importância da preservação ambiental, a possibilidade de se aumentar o emprego e a renda familiar.

Foi também utilizado os princípios de DRS, Cluster e ou Arranjos Produtivos Turísticos, que nada mais é que o conjunto de setores e atrativos com diferencial turístico destacado, concentrado num espaço geográfico delimitado, tendo em vista os processos de produtivos da agricultura, pecuária, aliados ao desenvolvimento do turismo com os equipamentos e serviços de qualidade que compõem este setor.

O projeto foi construído tendo como base o princípio da regionalização territorial, para isto teve o envolvimento do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e Turístico Nascentes do Rio Paraguai, este consorcio tem 11 municípios mas apenas 7 fizeram parte deste processo, (Cáceres, Curvelândia, Lambarí do Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal e Mirassol do Oeste).

No município de Cáceres a exemplo dos outros municípios teve o processo de inventário, diagnóstico e conseguiu em menos de 2 anos formatar em seu destino várias opções de produtos:

Comunidade de Piraputanga 
Roteiro Ponta do Morro
Gruta Dolina da Água Milagrosa: Localizada a 40 km do centro de Cáceres,com acesso pela estrada que liga Cáceres à Barra do Bugres, onde já foram encontradas pinturas rupestres, é formada por um enorme buraco em um dos morros, com água azul e transparente no fundo. Propício para o banho e mergulho, onde se tem uma estrutura de hospedaem. Alimentação e escada para se descer na gruta.

Balneário Ponta do Morro: Localizado na margem esquerda do Córrego Piraputanga, a 21 km do centro de Cáceres, caracterizado como turismo de lazer, estruturado com restaurante, piscina, pesque e solte e trilhas ecológicas.


*Ainda na Comunidade Piraputanga: existem muitas outras potencialidades que estão sendo observadas e em breve serão apresentadas com produtos de Turismo Rural Formatados
Fazenda Jacobina
A fazenda Jacobina: é considerada um patrimônio histórico e cultural, existe antes mesmo do município de Cáceres ser fundado, pertence à família do produtor rural Sr. Sebastião Natalino Lara desde 1912., segundo ele seu pai Vitório da Silva Lara foi quem adquiriu a propriedade no ano de 1912, onde nasceram e foram criados oito filhos.

A fazenda foi dividida em nove partes, mas hoje só duas pessoas ainda tem terras é o caso do Sr. Sebastião e sua irmã, ele é casado com dona Terezinha Arantes de Campos Lara, mais conhecida como dona Têca, tem três filhos,um fomados em Medicina e outro em veterinária que se chama Adriano de Campos Lara, e que ajuda o pai a cuidar da Jacobina. 

O casarão da fazenda tem uma arquitetura, com piso português original e restos de velhas máquinas do antigo moinho, importadas da Inglaterra. São mais de 240 anos de história, onde seus proprietários, historiadores, arqueólogos, técnicos da prefeitura municipal e os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) trabalham juntos num projeto para resgatar a história da Fazenda Jacobina.

A estrutura produtiva da fazenda é contemplada com a produção da pecuária leiteira e de corte e piscicultura.

O restaurante Jacobina o empreendimento já formatado para atendimento aos visitantes (turistas), funciona no mesmo espaço onde foi a senzala dos escravos, oferece um cardápio delicioso tipicamente da roça, atende refeições nos finais de semana e com agendamento.

O próximo passo é transformar o casarão em uma pousada, juntando o antigo com o novo para transformar a fazenda num receptivo de Turismo Rural Sustentável.

Casa do Jacaré ou Crocrijapan 
Atuando desde 1990, a Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan), é o primeiro criatório comercial de jacarés do Brasil, um projeto que respeita o meio ambiente e combate à caça predatória indiscriminada, gerando emprego e renda, o consumo da carne de jacaré que é nobre e exótica, já é uma realidade nos restaurantes de Cáceres e está presente em vários supermercados da capital, ela tem baixa concentração de calorias e gorduras, além de ser rica em proteínas com ótimo sabor.

A criação do jacaré em cativeiro na cooperativa inicia no processo de coleta dos ovos até sua comercialização e utilização final tudo é sustentavelmente pensado, planejado e executado. 

Os animais (jacarés) são aproveitado quase que 100%: sendo utilizados na alimentação humana, na confecção de artesanatos decorativos e fabricação de roupas, calçados, bolsas, cintos e acessórios em geral. 

A indústria tem licenciamento junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Conta com aproximadamente 13 fazendas fornecedoras de ovos cadastradas, com autorização do Ibama, a coleta de ovos é controlada, são coletados apenas 40% de ovos nos ninhos em cada fazenda participante do processo. 

Na sede da cooperativa estão hospedados cerca de 40 mil animais, destes cerca de 2.500 mil animais são abatidos por mês e obtido uma média de 5 a 6 toneladas por mês, que são comercializados. A comercialização está concentradas nos estados de Minas Gerais, Brasília São Paulo e Goiânia, no estado de Mato Grosso a comercialização ainda é muito baixa.

Nove são os tipos de cortes no jacaré. Obtendo-se o animal inteir, limpo e sem pele, a ponta de cauda, filé de cauda, filé de lombo, filé de dorso, filé mignon, aparas, coxa, iscas e sobre coxas. 

Industrializado se obtém as lingüiças do tipo apimentada e com ervas finas, além de vinte e cinco receitas testadas, receitas culinárias disponíveis no site: http://www.coocrijapan.com.br/


* Cáceres: é um município de muitas outras pontencialidade para o Turismo Rural, às margenas do Rio Paraguai, assentamentos da reforma agrária, fazendas centenárias, a região da morraria, enfim em um outro momento e fase espera-se term muitos outros produtos formatados para receber o turista deste segmento.
Relatos: Geraldo Donizeti Lúcio

Informações técnicas e guiamento: Weber Girardi, Gerente de Marketing e Comercialização da Coocrijapan. 

Informações: Sr. Sebastião Natalino. Proprietário da Fazenda Jacobina

Informações: Elicinéia Fortes Coordenadora Regional da EMPAER de Cáceres


SINALIZAÇÃO TURISTICA

PONTA DO MORRO

PONTA DO MORRO

FAZENDA JACOBINA

SINALIZAÇÃO NA ÁGUA MILAGROS

ÁGUA MILAGROSA


ÁGUA MILAGROSA

ÁGUA MILAGROSA

JACARÉ DO PANTANAL


Fotos: João de Melo/EMPAER
Marcelo Krause

Nenhum comentário:

Postar um comentário