terça-feira, 9 de outubro de 2012

ROTEIRO DE TURISMO COM BASE LOCAL OU COMUNITÁRIA EM SÃO GONÇALO BEIRA RIO - MATO GROSSO


SÃO GONÇALO BEIRA RIO TURISMO RURAL OU COM BASE LOCAL
Foto: Cerâmica de São Gonçalo Beira Rio

A comunidade São Gonçalo Beira Rio foi fundada no século XVIII, localizada à margem esquerda do rio Cuiabá, a 11 quilômetros do centro da cidade, entre os córregos São Gonçalo e Lavrinha, no Distrito de Coxipó. Sua população é aproximadamente 300 moradores, formada por grupos familiares distribuídos entre 70 famílias.

Situada às margens do Rio Cuiabá, São Gonçalo Beira Rio tem importância histórica, pois praticamente testemunhou o desenvolvimento de Cuiabá. Tradicional na arte de fabricar produtos cerâmicos (passada de mãe para filha há gerações), a Viola-de-Cocho e na preservação do folclore por meio de danças como o Cururu e Siriri, a comunidade veio enfrentando nos últimos anos um processo de esvaziamento com o crescimento da região do Coxipó, a realização de eventos na Comunidade São Gonçalo Beira Rio tem propiciado às cerca de 70 famílias geração de emprego e renda. 

A Comunidade tem sido revitalizada através dos eventos como a Festa do Peixe, Festa da Ceramista, Festa do São Gonçalo e Festival de Pesca, que contribuirão para com a melhoria de qualidade de vida, a partir da oportunidade e condições de grande de parte dos moradores retomarem as atividades tradicionais como pesca, artesanato, gastronomia, folclore e ao fato de resgate propriamente dito de sua cultura. O turismo também tem sido incentivado a partir do funcionamento de restaurantes no local.

A realização das festas e festivais estarão implementando a economia da Comunidade através do turismo de eventos, cultural,atividades esportivas e de lazer,eco turismo, turismo rural solidificando as ações que visam o implemento do turismo sustentável da região, despertar no poder público e na população Cuiabana sobre a importância da Comunidade de São Gonçalo no contexto histórico e turístico de Mato Grosso; solidificar a Rota do Peixe de Cuiabá em São Gonçalo, ampliar a comercialização do artesanato (cerâmica de São Gonçalo ), alavancar uma programação de treinamentos para as Peixarias e os artesões ( comercialização, melhoramento no produto, atendimento, criar o Tour de São Gonçalo e enfim, colaborar com o Grupo Folclórico de São Gonçalo e implementar novos grupos





Conheçam um pouco mais sobre a Comunidade São Gonçalo Beira Rio - Cuiabá - Mato Grosso


De localização estratégica, à margem esquerda do rio Cuiabá, o primeiro povoado só veio a se concretizar com a descoberta das minas do Coxipó do Ouro, em meados de 1719, sendo denominado de Arraial de São Gonçalo Beira Rio, também onde foi lavrada a ata de fundação da cidade de Cuiabá, fica no bairro Coxipó e é forte em produtos artesanais de cerâmica. “são pratos, travessas para peixes e objetos decorativos com a argila do Rio Cuiabá, mas sem apoio quase não vendiam seus produto”, explica Dona Alice, presidente da Associação de Ceramistas de São Gonçalo Beira Rio, que mora na comunidade desde que nasceu, há 63 anos e se dedica a ao artesanato desde os dez anos de idade, na comunidade, tem uma s “lojas denominada São Gonçalo” onde o turista pode adquirir os produtos diretamente das mãos das artesãs, degustar um peixe a moda cuiabana e vivenciar a vida dos ribeirinhos e participar de eventos corporativos e alavancadores.

A menos de 10 anos as ceramistas estavam desarticuladas existiam umas 3 ou quatro desenvolvendo suas atividades, com o apóio do Governo e outros parceiros, hoje, são13 ceramistas trabalhando na associação uma das artesa chegou até a comercializar para a Tok Stock, que revendia os produto para todo o Brasil”.

Com relação aos restaurantes (Peixarias) aconteceu o mesmo processo de 3 a 4 existentes neste universo de tempo (10 anos) hoje são 18 que abertos de terça a domingo atendendo os cliente- visitantes.turistas.

Os eventos anuais Festa do Peixe, Festa da Cerâmista, Fesa do Pescador, Festa do São Gonçalo e Festival de Pesca, recebem cada um mais de 40 mil pessoas circulantes

Outro grande atrativo destas comunidades é o Siriri e o Cururu. A primeira delas é uma dança coreografada comumente por mulheres em roda ou enfileiradas, batendo pés e mãos e respondendo ao grupo de tocadores de viola-de-cocho, ganzá e mocho. O Cururu já é um canto religioso, feito para as festas de santos, e caracterizado por um ritmo marcado pelo dedilhado da viola-de-cocho, com poucas notas e muita repetição. O Cururu é executado somente por homens, que se desafiam várias vezes na execução da música. 

Essas duas manifestações, ainda vivas na maioria das comunidades da Baixada Cuiabana, se encontram anualmente no Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá, e os grupos de São Gonçalo Beira Rio são destaques neste evento.



Foto: Geraldo Lúcio











Nenhum comentário:

Postar um comentário